Título: Cidades tentam democratizar computadores
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 27/10/2007, O País, p. 9

Escola é instrumento para aproximar população da internet.

Mais da metade das cidades do país (52,9%) informou que realiza políticas para tentar aproximar a população dos computadores. A distribuição das ações é mais freqüente nas cidades grandes e nas regiões mais ricas. Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, 91,7% têm políticas de inclusão, enquanto, nas de até 5 mil, a proporção cai para 40,3%.

Nas cidades que têm políticas de democratização da informática, 61,8% usam as escolas para aproximar professores e alunos do mundo da informática.

De acordo com o IBGE, apenas as prefeituras de Timbó Grande, em Santa Catarina, e Silves, no Amazonas, responderam não ter computadores nas repartições municipais.

Timbó Grande, no entanto, informou ao GLOBO que a prefeitura é informatizada, e os atendimentos de saúde podem ser agendados via internet. A administração municipal informou que usa computadores há sete anos. A Secretaria de Administração do município de Silves, no Amazonas, informou que os computadores são utilizados pelo município há dois anos.

O IBGE informou que a pesquisa reflete os dados fornecidos pelos municípios ao responderem aos questionários.