Título: Humorista espera se beneficiar
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 17/04/2009, Brasil, p. 10

O ator e humorista Chico Anysio, que diz ter fumado durante 30 dos seus 78 anos de vida, é uma das pessoas interessadas em participar da pesquisa com células-tronco desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Vítima de enfisema pulmonar agudo, o artista vê na ciência a única chance de ganhar mais alguns anos de vida.

¿Essa é a minha esperança, é isso aí que pode resolver o caso do meu enfisema¿, diz Chico. Para ele, que vem acompanhando a evolução dos estudos realizados com animais pela equipe do geneticista João Tadeu Ribeiro Paes, a notícia da liberação dos experimentos em humanos é ¿alvissareira¿.

O cigarro, na avaliação de Chico, foi seu grande problema. ¿Fumei muito tempo da minha vida. Parte do meu pulmão é palha¿, compara. A vida do ator, depois do agravamento do enfisema, mudou radicalmente. ¿Não posso viajar para trabalhar. Preciso andar de cadeira de rodas em aeroportos. Tenho que fazer meus shows sentado¿, conta.

Embora saiba que dificilmente será incluído na pesquisa, pelo menos neste primeiro momento, por não estar no último estágio da doença, Chico não perde as esperanças. ¿Não sirvo para ser cobaia, mas acompanharei os desdobramentos¿, comemora o ator, que largou o cigarro há 24 anos. (RM)