Título: Lula: só reforma pode reduzir impostos
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 30/10/2007, O País, p. 4

Ninguém quer mais diminuir a carga tributária do que eu".

BRASÍLIA. Diante de críticas do empresariado e da oposição à elevada carga tributária brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que os impostos só poderão ser reduzidos a partir de uma reforma do sistema tributário, em fase de elaboração no governo federal. Lula afirmou, no programa semanal de rádio "Café com o presidente", ser favorável à redução de impostos, mas argumentou que não fará mágica.

- Na hora em que a gente tiver uma política tributária que possa reduzir a carga tributária e mais gente estiver contribuindo, vai ser melhor para todo mundo. Não tem mágica em economia. Não vamos fazer mágica. Nós vamos trabalhar com seriedade, fazendo os ajustes na hora certa, porque ninguém quer mais diminuir a carga tributária do que eu - disse.

Segundo ele, a carga tributária pode ser menor, mas depende da aprovação da reforma pelo Congresso. Ele afirmou que o governo está preparando a proposta em parceria com estados e municípios, mas alertou que a votação é difícil porque cada setor tem sua reforma.

Lula disse que em algumas regiões faltam cimento e vergalhão, o que indica que o país está atingindo a capacidade produtiva instalada. Para o presidente, é importante que os empresários invistam mais para gerar empregos, distribuir renda e "recuperar as duas décadas perdidas" no país.

- O governo está fazendo o papel de estimulador, para que os empresários acreditem cada vez mais no país, contribuam com este momento importante da economia e que a gente não dê um passo atrás. Agora é não deixar mais a peteca cair, fazer o país crescer, porque é disso que o povo precisa.