Título: Lula aposta em integração ainda maior
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 30/10/2007, O Mundo, p. 28
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para a presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, no domingo, para lhe cumprimentar pela vitória. Ontem, Lula enviou uma mensagem na qual afirma que para o Brasil sua eleição "é uma oportunidade ainda maior de seguir fortalecendo a parceria estratégica e os esforços comuns de aprofundamento do Mercosul e do processo de integração sul-americana".
De acordo com a nota, a vitória de Cristina "representa também um claro endosso à continuidade do seguro processo de transformação que, sob a liderança do presidente Néstor Kirchner, recolocou a Argentina no rumo do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social, e reafirmou sua presença soberana no mundo". Lula termina a mensagem convidando a nova presidente da Argentina para visitar o Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também enviou mensagem, afirmando que a vitória de Cristina representa uma "oportunidade singular" para promover um salto qualitativo nas relações bilaterais. Ontem, o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o Brasil quer criar uma "forte sintonia" com Cristina. Segundo ele, é certo que o Brasil aumentará o fluxo de investimentos na Argentina, estimulado pela expansão da economia daquele país.
- O Brasil espera manter um profundo entendimento com Cristina, como manteve com (o presidente) Néstor Kirchner - disse Garcia. - E, conhecendo Cristina como conhecemos, é mais uma certeza - afirmou.