Título: Olmert anuncia que tem câncer de próstata
Autor:
Fonte: O Globo, 30/10/2007, O Mundo, p. 29

Premier de Israel fará cirurgia mas minimiza gravidade do caso e continuará no cargo.

JERUSALÉM. O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, anunciou ontem que está com câncer de próstata e será operado nos próximos dias, mas permanecerá no cargo. Segundo o premier, que tem 62 anos, o câncer está na primeira etapa de desenvolvimento e, provavelmente, ele não precisará se submeter a sessões de quimioterapia.

¿ A descoberta do tumor foi feita recentemente durante uma revisão médica de rotina, assim que voltei na Rússia (no dia 19 de outubro). Serei capaz de cumprir totalmente minhas funções antes da cirurgia e retornarei horas depois ¿ disse o premier, afirmando ainda que vai participar da conferência regional de paz, programada para acontecer em Washington em novembro. ¿ Nenhum compromisso será cancelado.

Os médicos que atendem o primeiro-ministro, Shlomo Segev e Kobi Ramon, do Centro Médico Cheeba, em Tel Aviv, disseram que o tumor de Olmert ainda não oferece risco de vida.

¿ Trata-se de um câncer em fase inicial, de tamanho microscópico e que, se retirado, não terá qualquer tipo de complicação. O primeiro-ministro ainda poderia esperar seis semanas para sua retirada, sem qualquer perigo. Mas ele preferiu se submeter à cirurgia o mais rapidamente possível ¿ afirmou Ramon.

Segundo a rádio pública israelense, antes de fazer o anúncio de sua doença, Olmert conversou reservadamente com o presidente israelense, Shimon Peres, e com a ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, sobre seu estado de saúde. Fontes afirmam que o objetivo foi tranquilizá-los sobre a doença.

Anúncio é feito em meio a queda de popularidade

O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor entre homens acima dos 50 anos e o segundo que mais mata. Apesar de perigoso, tem altas taxas de cura se for detectado logo nos primeiros estágios. Olmert, segundo amigos próximos, tem boa saúde, costuma fazer exercícios físicos com regularidade e tem uma alimentação equilibrada.

¿ O premier inicialmente ficou bem assustado com o diagnóstico, mas se acalmou depois que os médicos disseram que suas chances de cura são de 95%. Ele está confiante de que vai conseguir cumprir todos os compromissos deste ano ¿ disse uma fonte do Gabinete israelense.

O anúncio da doença de Olmert ocorre em meio à queda de popularidade do governo por causa de escândalos de corrupção e assustou os israelenses, que em 2006 viram seu então primeiro-ministro Ariel Sharon, antecessor de Olmert, entrar em coma profundo depois de um grave derrame cerebral. Sharon permanece internado e inconscient