Título: Ânimos acirrados
Autor: Doca, Geralda; Lima, Maria; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 31/10/2007, O País, p. 8

Autor de emenda teme agressão em debate.

BRASÍLIA. Amanhã, o Senado vai ser invadido por cerca de 400 sindicalistas do país inteiro. Eles chegam em caravanas para participar do debate da primeira audiência pública, realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sobre o fim ou não da contribuição sindical obrigatória, extinta na Câmara. O relator da matéria, senador Paulo Paim (PT-SP), disse que foram convidados representantes dos dois lados, inclusive o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), autor da emenda que torna a contribuição opcional e o transformou em persona non grata no meio sindical.

Os ânimos estão bastante acirrados, inclusive com ameaças pouco veladas feitas pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical. Augusto Carvalho disse que teme ser hostilizado e agredido, e avalia a conveniência de participar ou não da audiência. Num debate com Paulinho, na TV Câmara, ele disse ter sido alvo de agressões pesadas, o que transformou o debate em uma enorme "baixaria".

- Ele ainda não viu nada. Ele corre o risco de apanhar na rua. Aí vai entender o que está fazendo - disse Paulinho, durante reunião de sindicalistas ontem no Senado.