Título: Deputado aliado reafirma que vai propor 3º mandato
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 31/10/2007, O País, p. 10
Segundo Carlos Willian, 15 parlamentares apóiam idéia.
BRASÍLIA. Um dos mentores do grupo que planeja um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Carlos Willian (PTC-MG) reafirmou ontem que apresentará até o fim do ano a proposta de emenda constitucional (PEC) que permitiria a possibilidade de nova reeleição do petista. Willian disse que o grupo que defende o projeto é integrado por 15 deputados da base.
Willian confessou que a idéia não deveria ter se tornado pública neste momento, mas disse que a proposta é séria:
- Não se trata de um balão de ensaio, a proposta vai ser para valer. Vamos apresentar, discutir com a sociedade e aprová-la ou não.
E levantou mais suspeita sobre as intenções de petistas quando falou sobre o comentário do presidente Lula de que o momento não é adequado para se discutir essa matéria:
- Concordo com o presidente. O momento pode não ser agora, mas pode ser no início do ano que vem.
Willian, que tem se destacado pela defesa intransigente do governo, disse que o objetivo central da proposta não é dar um novo mandato ao presidente Lula, mas sim acabar com eleições a cada dois anos, unificando-as num único pleito.
- É muito enfadonho, para o eleitor como para o político, eleição a cada dois anos. Você não tem tempo de legislar.
Willian deu entrevista na saída do Ministério da Saúde. Ele estava com o deputado e amigo João Magalhães (PMDB-MG), envolvido no escândalo dos sanguessugas e salvo por decisão do Conselho de Ética que proibiu que fatos anteriores ao mandato sejam julgados. Os dois foram pedir a liberação de suas emendas à secretária-executiva do ministério, Márcia Bassit.