Título: A vez de Fábio Faria
Autor: Brito, Ricardo; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 21/04/2009, Política, p. 2

Deputado dá sua versão sobre passagens de Adriane Galisteu. Michel Temer decidirá se envia caso à Corregedoria da Casa

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve decidir amanhã se encaminha para a Corregedoria-Geral da Casa a denúncia de que o deputado Fábio Faria (PMN-RN) usou a cota de passagens a que tem direito para distribuir bilhetes aéreos a celebridades. ¿Só posso agir se o presidente me encaminhar o caso. As justificativas ainda estão sendo analisadas pelos técnicos e ainda não houve decisão da Presidência¿, comenta o corregedor Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Faria entregou sua defesa à Presidência na última quinta-feira, mas Temer ainda não leu as justificativas do colega. No documento, o parlamentar potiguar disse que já devolveu aos cofres públicos os valores referentes aos bilhetes dados para a então namorada, a apresentadora Adriane Galisteu, para a mãe da artista e também a outros três atores televisivos.

No entanto, não avançou nas justificativas. Restringiu-se apenas a afirmar que assumiu o mandato priorizando a transparência nas suas ações e que sempre agiu de boa-fé . O deputado disse ainda que determinou a realização de um levantamento detalhado sobre os gastos efetuados pelo gabinete para detectar outras possíveis ¿falhas pontuais¿.

Ele acrescentou em sua defesa escrita que ¿sempre orientei o corpo técnico do meu gabinete para que atuasse em consonância com os documentos legais em vigor. Mas caso tenham ocorrido eventuais situações que ensejem questionamentos, acredito que devem ser reparadas de pronto¿.

Fábio Faria pagou passagens com a cota do gabinete para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo para participarem do carnaval fora de época em Natal, o Carnatal. As passagens foram emitidas em 2007. No ano seguinte, o deputado teria usado a verba para pagar viagens de Adriane Galisteu e Ema Galisteu, mãe da apresentadora, a Miami.