Título: Na Bahia, Jobim promete mudanças na malha aérea
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 02/11/2007, O País, p. 3

Promessas para agradar aos baianos.

ILHÉUS E PORTO SEGURO (BA). O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que a saída do presidente da Anac, Milton Zuanazzi, faz parte das mudanças no setor, e que seu objetivo é dar segurança e regularidade aos vôos no país. Segundo Jobim, a aviação nacional tem que funcionar num sistema coordenado com infra-estrutura, regulação e fiscalização. A falta desse tripé, disse, provocou a queda de Zuanazzi.

Jobim foi ao sul da Bahia para uma inspeção na pista do aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus. Em seguida, viajou para Porto Seguro.

Jobim prometeu rever, em caráter excepcional, as normas de reformulação da malha aérea nacional, aumentando de 1.000 para 1.500 quilômetros o raio de cobertura dos planos de vôo que partem de Congonhas, o que contemplaria Salvador e Ilhéus. Por causa das mudanças, a Bahia perdeu 28 vôos.

Ilhéus, que tinha nove vôos diários, perdeu quatro, porque a pista do aeroporto Jorge Amado foi reduzida em 110 metros, para criar área de escape, o que impediu a operação de Airbus A-320. Jobim disse que o aeroporto poderá recuperar os vôos e que vai examinar a questão com a TAM. Em Porto Seguro, Jobim não escondeu a decepção com o aeroporto internacional da cidade. Ele criticou as salas de embarque e disse que elas não dão conforto aos passageiros.