Título: Reeleição, nem pensar
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/11/2007, O País, p. 12

Chinaglia admite criar comissão para discutir fim do instituto, e não para ampliá-lo.

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), admitiu ontem que, se os partidos quiserem, poderá criar uma comissão para debater todas as emendas à Constituição que tratam da reeleição para cargos executivos. Mas ressaltou que seria a oportunidade de acabar com a reeleição, e não de ampliá-la. Ele criticou a discussão sobre um terceiro mandato para o presidente Lula, alimentada por petistas como Devanir Ribeiro (SP), e acusou a imprensa de supervalorizar o debate:

- Não há demanda para ser instalada essa comissão. Em dado momento pode haver uma conjuntura política para se acabar com a reeleição. Se esse clima se instalar, eu criarei. Para propiciar a reeleição, nem pensar. Sou historicamente contra a reeleição, mas é preciso haver um movimento político de partidos dispostos a votar o fim da reeleição, e não essas bobagens que a imprensa fica empinando.

Embora Chinaglia diga que não criará a comissão para debater a possibilidade de reeleições, não há como evitar o debate. Na Câmara, 44 emendas tratam do tema, uma delas do ex-deputado tucano Inaldo Leitão, que permite a reeleição indefinidamente. Essa emenda foi aprovada em 2000 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e estava esquecida até o início deste ano, quando foi desarquivada a pedido de Fernando Ferro (PT-PE), autor de outro projeto sobre o assunto, que acaba com a reeleição. As duas tramitam juntas.

- A oposição, sem bandeira, fica colocando o debate. Isso pode virar uma lança contra eles próprios. Se formos fazer um plebiscito, imagino qual será o resultado - disse Ferro.

Regimentalmente, Chinaglia não pode se negar a criar uma comissão para analisar emendas aprovadas na CCJ. Mas, como há várias na fila de espera - são 78 - só são criadas aquelas que têm apoio político. E, mesmo assim, se os partidos não indicarem integrantes, e se estes não se reunirem, o trabalho pode se arrastar.