Título: Fiscalização não é eficaz, admite Jobim
Autor: Franco, Bernardo Mello; Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 06/11/2007, O País, p. 3

Ministro diz que cobrará mais rigor.

SALVADOR. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que o controle de segurança das aeronaves de menor porte será avaliado para modificações. E admitiu que a fiscalização da segurança das aeronaves existe, mas não é eficaz.

- Agora vamos articular tudo isso, com essa montagem do novo sistema - disse, considerando lamentável o acidente com o Learjet. - Precisamos de mais rigor em termos de exigência de mecanismos de repasse das informações sobre a manutenção dessas aeronaves. Vamos investigar e responsabilizar as empresas, além de exigir a manutenção.

Jobim visitou ontem unidades da Marinha em Salvador. Em rápida entrevista, disse desconhecer o incidente com o vôo da TAM que ia de Palmas para Brasília, ocorrido horas antes, ontem de manhã.

- Não sei nada a respeito. Estou chegando agora - respondeu o ministro, que interrompeu a entrevista cinco minutos depois.

Jobim acusou grandes empresas de serem as responsáveis pela crise. O ministro revelou a intenção de estimular a concorrência, com outras empresas no mercado aéreo, que está saturado.

- Temos que examinar o problema do esgarçamento da malha aérea das empresas. Os aeroportos e o controle aéreo estão em condições de operação. Mas as empresas esgarçaram sua malha e estão criando dificuldades, inclusive para o viajante.

da Agência A Tarde