Título: Após 3 semanas, Renan reaparece
Autor: Jungblut, Cristiane; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 06/11/2007, O País, p. 12

Na volta discreta ao Senado, prioridade é evitar cassação do mandato.

BRASÍLIA. Sem pisar no Senado desde o último dia 11, quando formalizou um pedido de licença de 45 dias da presidência da Casa, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reassumiu ontem o mandato de maneira discreta e evitando o contato com a imprensa. Para não chamar atenção, ele chegou por volta das 17h a seu gabinete, acompanhado apenas por um assessor, sem qualquer aparato de segurança. As prioridades de Renan são buscar garantias de que não perderá o mandato e tentar influir na eleição do sucessor no comando do Senado.

Nas duas horas em que permaneceu ontem em seu gabinete, Renan despachou com assessores e recebeu poucas visitas. O primeiro a cumprimentá-lo foi o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

- Vim pedir o voto dele a favor da CPMF e ele me disse que faz parte da base - disse Jucá.

Com a fisionomia mais descansada, mas sem sorrir, Renan se recusou a dar entrevistas e negou que vá tirar nova licença médica:

- Se estou trabalhando, como vou renovar essa licença?

Diante das dificuldades do PMDB de encontrar um candidato de consenso para sua sucessão, Renan tem admitido que pode renovar a licença da presidência, que termina dia 26. Até lá, nenhum dos processos que tramitam contra ele no Conselho de Ética estará concluído.