Título: Endosso, só se houver vagas
Autor: Farah, Tatiana; Autran, Paula
Fonte: O Globo, 08/11/2007, O País, p. 3

Anac pede que companhias aceitem bilhetes da BRA.

SÃO PAULO e RIO. As companhias aéreas começaram ontem a reacomodar passageiros da BRA, que fechou as portas da noite para o dia deixando 1.100 desempregados e 70 mil passagens vendidas até abril do ano que vem. Gol/Varig, TAM e Ocean Air foram orientadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a receber as passagens da empresa, mas os clientes estão enfrentando uma série de restrições. A Webjet também está aceitando endosso de bilhetes. Em nota, a BRA informou que prioridade de reacomodação será de passageiros que já iniciaram a viagem (de retorno ao ponto de origem). Quem ainda não viajou deve solicitar o reembolso, que será pago na forma original do pagamento em até 30 dias a partir da solicitação.

Empresas sem garantia de reembolso por endossar bilhetes

O passageiro só pode ter o bilhete endossado se houver uma poltrona livre, o que não assegura nem horário, nem data do vôo conforme marcado no momento da compra pela BRA. A prioridade das empresas também tem sido a de embarcar os passageiros que estão na viagem de volta. Também só é permitido fazer a troca da passagem no momento do check-in, no dia de embarcar. Não adianta procurar as empresas dias antes da viagem, avisam as companhias.

De acordo com a assessoria da TAM, não há troca de passagem marcada para dias ou meses adiante. A solução, nesses casos, ou é esperar o dia do embarque e ir ao aeroporto correndo o risco de não ter um lugar disponível, ou pedir o reembolso nas lojas da BRA.

As empresas aéreas também estão às cegas no que diz respeito a receber o dinheiro da BRA. O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, disse ontem que não há garantia da Anac de que receberá pelos bilhetes da BRA que a companhia está endossando.

- A Anac não deu nenhum tipo de garantia- disse ele, durante divulgação de balanço da empresa. - Apesar dos problemas, a BRA continua existindo, e nossa expectativa é de que ela irá honrar os endossos.

Segundo ele, embora a BRA não faça parte da Câmara de Compensação do setor, a Gol tomou a iniciativa de aceitar os bilhetes para preservar a imagem do setor diante dos consumidores. Constantino Jr. afirmou que, assim como a Anac, as empresas estão preocupadas em manter a "normalidade do sistema".

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Marcio Mollo, disse ontem que a BRA não está cadastrada na Câmara de Compensação e que, de fato, não há garantia de reembolso às companhias que aceitarem endossar os bilhetes

Embora a Anac tenha pedido às empresas que aceitem bilhetes na medida da disponibilidade de seus vôos, a Gol, explicou Constantino Jr., está dando prioridade ao passageiro que está retornando à sua cidade de origem.