Título: UNE faz campanha de boicote ao Enade
Autor: Weber, Demétrio; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 10/11/2007, O País, p. 14

Entidade considera exame, marcado para amanhã, "avaliação pela metade".

BRASÍLIA. A União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou ontem campanha de boicote ao Enade, marcado para amanhã. A entidade já era contrária ao antigo Provão, mas apoiou a criação do Enade, em 2004, por entender que o novo teste fazia parte de um sistema mais amplo de avaliação. Após três anos de Enade - esta será a quarta edição -, a UNE concluiu que nada mudou e, para pressionar o governo, quer que os estudantes entreguem o exame em branco.

Os alunos vão distribuir panfletos e adesivos nos locais de prova. A idéia é colar o adesivo no teste, com a inscrição: "Nota zero ao Enade, uma avaliação pela metade".

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, lembra que a entidade combatia o Provão, pois achava que a avaliação do ensino superior deveria ser mais ampla e considerar não só o desempenho dos estudantes, mas as condições de ensino e a infra-estrutura das instituições.

Com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o boicote acabou em 2004. O Sinaes prevê a fiscalização in loco por especialistas encarregados de analisar a qualidade dos cursos de graduação e a das instituições. O Enade, portanto, seria apenas uma das formas de avaliação, juntamente com a auto-avaliação feita pelas instituições.

- O tal do Sinaes nunca saiu do papel - disse Lúcia.