Título: Brasil é gigante verde discreto, diz secretário-geral das Nações Unidas
Autor: Antunes, Daniela
Fonte: O Globo, 12/11/2007, Economia, p. 19

Ban Ki-Moon visita usina de etanol e elogia avanços do país na área.

JABOTICABAL (SP). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, afirmou ontem, logo depois de desembarcar no Brasil, que o país é "um gigante verde discreto". Ele esteve na Usina Santa Adélia, em Jaboticabal (SP), que produz açúcar, álcool e energia elétrica pela queima do bagaço da cana-de-açúcar.

- O mundo não consegue entender como o Brasil chegou a isso (tecnologia dos biocombustíveis). O Brasil é um gigante verde discreto - disse Ki-Moon, explicando que poucos têm conhecimento dos avanços brasileiros no setor.

A visita, com duração de uma hora e meia, foi programada pelo Itamaraty a pedido de Ki-Moon, que declarou estar em processo de aprendizado sobre os problemas climáticos.

O secretário-geral da ONU se disse "vivamente impressionado" com os investimentos brasileiros em energia renovável. O discurso foi pontuado por elogios aos investimentos brasileiros nesse setor. Ao fim da visita, ele ressaltou a preocupação com a segurança alimentar, a derrubada de florestas para cultivo e o impacto das plantações na biodiversidade:

- O governo tem de criar um balanço entre os custos sociais e os benefícios da produção de biocombustíveis.

Ki-Moon defendeu um debate para dar voz aos cientistas e o avanço na busca por novas tecnologias que dêem respostas às controvérsias ambientais e sociais. O secretário-geral disse que passa pelo Brasil a "estrada para Bali", onde acontecerá uma conferência para definir um novo protocolo ambiental, que sucederá o de Kioto.

Ele mostrou preocupação com a situação dos trabalhadores nas usinas. O Ministério Público do Trabalho investiga a morte de 21 trabalhadores rurais na colheita e um no plantio da cana na região de Ribeirão Preto. O secretário-geral seguiu ontem para Brasília. Hoje ele se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e depois deve visitar o Pará.