Título: Descoberta não muda negociação com Morales
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/11/2007, Economia, p. 31

País tem interesse na industrialização da Bolívia.

SANTIAGO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com seu colega boliviano, Evo Morales, para tratar de sua visita àquele país em 12 de dezembro. Na ocasião, a Petrobras irá assinar acordos para voltar a investir na Bolívia, o que não era feito desde a nacionalização das reservas, em 2006. Para Lula, a descoberta de petróleo e gás na Bacia de Santos não muda o tom das negociações:

¿ Vou à Bolívia com o objetivo de firmar os acordos que precisam ser firmados, porque interessa ao Brasil, como o maior país da América Latina, que a gente viva um clima de paz e harmonia com um país que tem uma extensão fronteiriça como tem a Bolívia com o Brasil.

Lula afirmou que o Brasil tem interesse na industrialização do vizinho. E anunciou que pretende construir, com a Bolívia, um pólo gás-químico entre Corumbá e Puerto Suárez.

Ao comentar a sugestão de Hugo Chávez, que sexta-feira propôs que Petrobras e PDVSA se unam para criar a Petroamazonas, nos moldes da Petrocaribe, de capital majoritariamente venezuelano, Lula contou que fez uma piada com o colega:

¿ Chávez brincou muito comigo. Eu disse para ele que antes de eu tirar um litro de petróleo ele já tinha socializado meu petróleo com a Petrocaribe. Deixa primeiro eu tirar um litro de petróleo.

Apesar de afirmar que o Brasil, se entrar para a Opep, tentará reduzir o preço do barril, Lula não quis comentar a declaração de Chávez sugerindo que o Brasil venda mais barato para os países pobres da América Latina. Em vez disso, disse que os compradores de petróleo devem pagar ¿o preço justo¿ para os produtores. (Chico de Gois, enviado especial)

CHÁVEZ BATE BOCA COM REI JUAN CARLOS, na página 45