Título: Delegada: pais devem prestar atenção nos filhos
Autor: Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 09/11/2007, Rio, p. 14
Policial lembra que não é normal jovem ter vários celulares e passar o dia telefonando, como acontecia com um dos presos.
Após a prisão dos oito jovens ontem, a titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), delegada Patrícia Paiva de Aguiar, fez um alerta: os pais devem prestar mais atenção em seus filhos. Ela afirmou que não é normal um jovem ter vários celulares e passar o dia fazendo ligações. Um dos presos ontem tinha três aparelhos. Pelo celular, o rapaz negociava a compra, a venda e o transporte de drogas.
¿ Como os pais não percebem que há algo errado com um filho que tem mais de um celular e fica o dia inteiro no telefone? Fica um alerta para os pais, que precisam ficar mais atentos aos seus filhos. E acreditar que a polícia também prende traficante da Zona Sul ¿ disse a delegada.
`A sociedade precisa refletir sobre isso¿, diz Beltrame
Também chamou a atenção dos policiais o fato de os traficantes presos morarem com os pais. Por isso, segundo a polícia, os jovens tinham dificuldade de guardar grandes quantidades de droga.
¿ Esses jovens são atraídos para o tráfico pela falsa impressão de dinheiro fácil ¿ afirmou Patrícia.
Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a prisão dos jovens traficantes da Zona Sul mostra que há um problema social que precisa ser examinado. Ele visitou a Dcod e elogiou a operação policial.
¿ O que assusta é que a sociedade está produzindo essa juventude. Isso não é um problema de segurança pública. Passa pela família, pelas amizades desses jovens ¿ disse. ¿ A sociedade precisa refletir sobre isso.
Quanto ao trabalho da polícia, Beltrame afirmou que é importante não fazer distinção no combate à criminalidade, não importando classe social, bairro ou raça dos bandidos. O secretário comparou operações realizadas em bairros de classe média com as feitas em favelas:
¿ A inteligência é a mesma, o problema é a execução. Ao subir morros, somos rechaçados e acontecem as mortes.
De acordo com a delegada titular da Dcod, os policiais se preocuparam em individualizar as provas, para que a investigação fosse corroborada na Justiça com a prisão dos acusados. Para Beltrame, esse é um exemplo para a polícia.
¿ Essa operação de cinco meses é efetivamente uma demonstração da inteligência policial. A Polícia Civil vem dando exemplo no trabalho de investigação. Nesse caso, a Dcod conseguiu que o Ministério Público já apresentasse a denúncia.
Durante o processo de investigação, a delegada contou com o apoio da promotora Márcia Velasco, da 1ª Central de Inquérito da 7ª Promotoria de Investigação Penal. Isso acelerou o processo de denúncia.
O secretário de Segurança afirmou que a polícia está investigando irregularidades em festas raves. De acordo com ele, os organizadores costumam seguir as exigências legais para realizar eventos públicos. O problema, segundo Beltrame, é o desvio de conduta no decorrer de algumas delas.
¿ Existe planejamento da polícia para combater irregularidades nas festas raves, mas o trabalho de investigação muitas vezes não é visto ¿ afirmou Beltrame.