Título: Discurso em tom de despedida
Autor: Cipriani, Juliana; Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 22/04/2009, Política, p. 4

Aécio Neves: ¿É hora de reunirmos a nação inteira¿ O governador Aécio Neves (PSDB) usou ontem as entrelinhas para se colocar mais uma vez como opção no cenário da sucessão presidencial de 2010. Em discurso mais histórico que diretamente político, o tucano afirmou que os mineiros têm um compromisso com o Brasil, o de tornar o país plenamente desenvolvido. A fala ganhou um tom de despedida, já que nas comemorações da Inconfidência Mineira do ano que vem ele terá deixado o cargo para participar das eleições, seja como candidato a presidente ou senador.

De acordo com Aécio, o Brasil é hoje um dos países mais preparados para vencer a crise econômica, graças aos esforços do povo e de diversos governos, mas é preciso ir além. Segundo ele, a crise vai exigir sacrifícios maiores nos próximos meses. ¿Mineiros, temos compromisso com o Brasil e o dever de cumpri-los. É hora de reunirmos a nação inteira para a tarefa de promover as mudanças corajosas que a realidade exige. Essa tarefa ainda se encontra inconclusa¿, disse.

Aécio disse ser preciso recuperar o projeto nacional iniciado por Getúlio Vargas, de construir uma nação poderosa. ¿Durante séculos temos lutado, muitos brasileiros, para que haja justiça para todos e é chegado o momento de obtê-la¿, afirmou. Enquanto Aécio preferiu a discrição ¿ e evitou até dar entrevista depois da solenidade ¿ a tarefa de reafirmar sua pré-candidatura à Presidência coube aos aliados políticos. ¿Seu nome é o único que oferece novas perspectivas, para além de fórmulas já experimentadas¿, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PMDB). Aécio disputa a vaga de candidato do PSDB com o governador de São Paulo, José Serra, que concorreu ao cargo em 2002, perdendo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O aliado emendou dizendo, ainda, que Minas ¿desarma as hegemonias conflituosas¿ e que os mineiros hão de acompanhar Aécio rumo ao Planalto.

Anunciada como despedida, a participação do governador na cerimônia foi emocionada. Ele próprio disse ser a última vez que presidia a solenidade e lembrou a importância da data histórica. Neste ano, o evento integrou as comemorações do ano da França no Brasil, aberto oficialmente ontem no Rio de Janeiro. Um grande esquema foi montado para o 21 de abril em Ouro Preto. Na Praça Tiradentes, onde aconteceu o discurso de Aécio, foram armados quatro palcos: para o governador e autoridades, para convidados, para quem receberia a medalha e para uma orquestra. Militantes do PSDB e do PMDB compareceram à festa. ¿Surge o clamor. Aécio presidente¿, dizia uma faixa. Na primeira aparição do governador, adolescentes gritaram: ¿Aécio, guerreiro, orgulho dos mineiros¿.