Título: Farc podem dar provas sobre reféns
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 09/11/2007, O Mundo, p. 32

Presidente venezuelano espera receber material antes de viagem à França.

Legenda da foto: CHÁVEZ (ao centro) com Márquez e Piedad, em Caracas: desejo de se reunir com Manuel Marulanda

CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou ontem que espera ter em mãos "provas de vida" da ex-senadora Ingrid Betancourt e de outros reféns da guerrilha colombiana antes de se reunir em Paris com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Chávez, que está atuando como mediador entre o governo da Colômbia e a guerrilha, reuniu-se ontem com Iván Márquez, porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em Caracas, para conversar sobre uma troca dos reféns por guerrilheiros presos.

Chávez disse concordar com as Farc na necessidade de se reunir com o líder da guerrilha, Manuel Marulanda, para discutir a troca de 45 reféns por cerca de 500 rebeldes. Mas a possível reunião entre o presidente e o líder guerrilheiro "depende muito do presidente (colombiano) Alvaro Uribe", destacou a senadora colombiana Piedad Córdoba, que atua como facilitadora do processo. Chávez, Márquez e Piedad se reuniram no Palácio de Miraflores, em Caracas.

- Mandei dizer a Marulanda que oxalá antes de minha chegada a Paris possa levar uma prova de vida - disse Chávez, que viaja à França no dia 20.

Segundo Chávez, Marulanda enviou um convite para que os dois se reúnam e deu ordens para que as provas de vida sejam entregues, mas isso poderia ser atrapalhado por combates na selva. Márquez destacou que uma reunião Chávez-Marulanda poderia ajudar a encontrar uma fórmula para o intercâmbio humanitário, mas teria que ser em Yarí, na selva colombiana, onde o líder das Farc comanda operações.

- Queria ter Marulanda aqui. Marulanda tem uma reunião com Chávez em sua agenda e Chávez tem em sua agenda uma reunião com Marulanda. Faltaria quando, como e onde - disse o presidente venezuelano.

Guerrilheiro afirma que Ingrid Betancourt está viva

Perguntado se Ingrid, que também tem nacionalidade francesa, está viva, Márquez respondeu:

- Claro que está viva.

As Farc exigem a desmilitarização de duas cidades para fazer a troca de reféns, proposta recusada por Uribe. O governo colombiano desmentiu ontem que tenha protestado por não ter sido informado sobre a reunião em Caracas.