Título: Cabral e bancada federal do Rio pedem prioridade para reformas no Galeão
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 13/11/2007, O País, p. 5

Parlamentares também propõem verbas para BR-101 e ampliação do metrô.

BRASÍLIA. As obras de restauração e modernização do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim foram incluídas como prioridade no projeto de lei do Orçamento de 2008 pela bancada parlamentar do Rio de Janeiro. Ontem, o governador Sérgio Cabral bateu martelo em torno das emendas prioritárias, que serão apresentadas aos projetos do Plano Plurianual 2008-2011 (PPA) e na lei orçamentária do ano que vem. Também estão na relação a duplicação de trechos da BR-101 no estado e as linhas 3 e 4 do metrô.

A discussão sobre as emendas foi fechada com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), no vôo que levou o governador a Brasília para a assinatura da delegação da obra do Arco Rodoviário para o governo estadual. Ficou acertado que os recursos para restauração do Terminal 1 do Galeão deverão estar disponíveis ainda em 2008. Serão alocados R$45 milhões no próximo ano e R$25 milhões no ano seguinte. O projeto do PPA só previa esse dinheiro a partir de 2009.

- Vamos antecipar essas obras, que são prioridade da bancada e do governo federal - disse Dornelles.

Linhas 3 e 4 do metrô ligarão o Centro a Niterói e à Barra

A bancada fluminense também conseguiu a garantia do relator do PPA, deputado Vignatti (PT-SC), de que serão incluídos mais R$992 milhões para obras no Estado do Rio até 2011. A verba adicional foi possível depois de a Comissão de Orçamento ter autorizado a reestimativa em R$42 bilhões a mais nas receitas do governo nos próximos quatro anos. Esse aumento permitirá que as bancadas de todos os estados incluam novas emendas no PPA, cujo projeto deverá ser aprovado até o fim deste mês.

Entre as obras incluídas no PPA pela bancada fluminense estão as linhas 3 e 4 do metrô. O projeto da linha 3, que interligará o Rio a Niterói e São Gonçalo, orçado em R$863,3 milhões até 2011, já prevê R$81,3 milhões no ano que vem. Já a linha 4, que estenderá o metrô à Barra da Tijuca também foi incluído no PPA, por uma emenda do senador Dornelles. Pela Constituição, um projeto de grande vulto só poderá ser incluído nos próximos orçamentos se estiver previsto no plano plurianual.

- Antes não se levava a sério o PPA, pois, se o Orçamento era uma ficção, o PPA era ainda mais. Agora, com a estabilidade econômica, esse projeto é fundamental - disse o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), coordenador da bancada do Rio.

Para atender especificamente à cidade do Rio, a bancada estadual concordou em incluir no PPA R$600 milhões para construção do corredor de transporte coletivo urbano que ligará a Barra da Tijuca à Penha, com ônibus articulados sobre trilhos. Para 2008, o projeto prevê mais R$150 milhões. Também ganharão R$260 milhões em recursos para o trecho ligando o Corredor Vila Light/ RJ 081 com a Via Dutra, na Baixada Fluminense, que permitirá deslocamento mais ágil entre os municípios fluminenses.

A duplicação da BR 101 nos trechos entre Mangaratiba e Paraty e Rio Bonito e a divisa com Espírito Santo terá R$900 milhões, em quatro anos.