Título: Jobim diz que deve haver atraso de vôos no feriadão
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 13/11/2007, O País, p. 8

"O fluxo dos nossos aeroportos, dos nossos terminais, ainda não é bom", admite ministro.

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que podem ocorrer novos atrasos de vôos no feriado da Proclamação da República e nas férias do fim de ano. Segundo o ministro, a infra-estrutura do transporte aéreo é precária e não existem condições para resolver os problemas imediatamente. Jobim disse que está preparando um plano para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se antecipe às dificuldades no setor, ao invés de estar sempre tentando corrigir falhas.

- Haverá problemas de acúmulos porque, observem, o fluxo dos nossos aeroportos, dos nossos terminais, não é bom. Ainda não conseguimos resolver o problema do fluxo e a concentração, mas a segurança está mantida e eu espero que, não havendo nenhum problema meteorológico, inclusive nós possamos ter um grau de regularidade razoável - disse Jobim, depois de fazer uma visita ao Hospital das Forças Armadas.

Jobim fez a declaração ao ser perguntado sobre que conselho daria aos passageiros que estão se preparando para viajar. Primeiro, Jobim disse que esperava normalidade no movimento dos aeroportos. Em seguida, deixou claro que os problemas no transporte aéreo no país não chegaram ao fim. Para ele, as dificuldades só serão superadas depois que se aliviar a pressão do tráfego aéreo sobre os aeroportos de São Paulo.

- Você precisa ter investimentos na infra-estrutura, é um plano que estamos elaborando, principalmente o terminal de São Paulo, centro distribuidor de tudo. Quando há problemas no terminal de São Paulo, contamina os demais, tendo em vista o esgarçamento inclusive da malha aérea existente - disse.

Jobim afirmou que, depois de nomear os dois novos diretores da Anac, concluirá um plano para tornar mais ágil a agência, hoje fadada, segundo ele, a buscar soluções para problemas.

- Vamos completando essa situação e estabelecer um plano de eficácia da Anac no sentido básico do seguinte: qual o nosso problema? É que precisamos nos antecipar aos fatos e não sair correndo atrás dos fatos. Até agora o que tem sido feito era correr atrás dos fatos para tentar resolver - afirmou.

Jobim considerou positiva a transferência de vôos da BRA para a OceanAir:

-- Acho que conseguimos ultrapassar o problema.