Título: Lula vai a Cuba semana que vem e visitará Fidel
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 14/11/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. Depois de fazer mistério, o governo finalmente confirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Cuba, na próxima semana, onde pretende se encontrar com seu colega cubano Fidel Castro - afastado do cargo há 16 meses por motivo de saúde. Será a segunda visita de Lula à ilha caribenha desde que assumiu a Presidência da República. A primeira foi em 2003. Fidel, que estava no poder desde 1959, designou seu irmão, Raúl Castro, para substituí-lo na chefia do governo.

Durante a visita, serão assinados acordos de comércio e investimentos em infra-estrutura. Um ponto delicado que será tocado durante a conversa de Lula com as autoridades daquele país consiste no pedido de habilitação de médicos formados no país caribenho para trabalharem no Brasil.

Outro ponto polêmico que deverá fazer parte da pauta é a expansão do uso do etanol e outras fontes renováveis, em substituição aos combustíveis fósseis. Fidel já se posicionou, por diversas vezes, contra esse caminho. Com o apoio dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, Fidel afirma que o aumento das áreas cultivadas de matérias-primas como a cana-de-açúcar e o milho para a produção de álcool etílico acabará reduzindo a produção e, conseqüentemente, encarecendo os alimentos em todo o mundo.

A viagem a Cuba só foi oficialmente confirmada ontem. O roteiro também incluía a República Dominicana e o Haiti, destinos que acabaram sendo cancelados. (Eliane Oliveira)