Título: Será um grande erro o partido não aprovar a CPMF
Autor: Damé, Luiza; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 18/11/2007, O País, p. 10

Governador de Alagoas defende a retomada das negociações.

BRASÍLIA. Com o estado em sérias dificuldades financeiras, o governador de Alagoas, o tucano Teotonio Vilela, põe mais lenha na fogueira que divide o PSDB em relação à prorrogação da CPMF até 2011. Ele defende que o partido retome as negociações com o governo e reveja sua posição, já que tem chances de retomar o poder em 2010.

O presidente Lula criticou a incoerência do PSDB, dizendo que os governadores do partido são favoráveis à aprovação da CPMF e os senadores suspenderam as negociações com o governo. O senhor concorda?

TEOTONIO VILELA: Sou favorável à aprovação da CPMF. Os estados precisam de uma parte desse bolo. Ainda mais diante dos aumentos crescentes da arrecadação da União, em detrimento de estados e municípios. Uma negociação pontual da CPMF pode corrigir algumas dessas distorções, sobretudo diante da dificuldade do Congresso em aprovar uma reforma tributária. Fui senador por mais de 20 anos e nunca conseguimos aprovar uma reforma nesse sentido. Portanto, não dá para ficar sem a CPMF. Acredito que essa seja a posição dos demais governadores do partido.

Defende a retomada das negociações com o governo?

TEOTONIO: Há espaço para o partido retomar as negociações com o governo. Aliás, o partido em nenhum momento vai abrir mão dessa marca, que é a do diálogo. O PSDB nunca foi intransigente.

Vai pressionar a bancada do Senado para que ajude a aprovar a CPMF?

TEOTONIO: Defendo que o partido não feche questão, embora a bancada tenha razões políticas para se posicionar nesse processo. Não diria que nós, governadores, vamos fazer um movimento em favor da CPMF. Mas estamos fazendo contatos e conversando. Não dá para impor nada aos senadores. Eles não estão a serviço dos governadores. Precisamos é conversar.

Seu estado enfrenta uma crise financeira e depende da ajuda federal. Teme represálias, se a CPMF não passar?

TEOTONIO: O presidente Lula tem tido uma postura elogiável com Alagoas. Tem sido justo e solidário. Diria que ele tem sido grande e compreenderá essa situação. Nossa interlocução com o governo tem sido madura.

E se a bancada do PSDB insistir em votar contra?

TEOTONIO: Acho que o PSDB errará. Concebemos e construímos o conceito da CPMF, e as razões que nos motivaram permanecem. Olhando por um lado mais pragmático, diria que o PSDB é o grande favorito para as eleições de 2010 e o próximo presidente vai precisar desses recursos. Por uma questão de coerência, será um grande erro não aprovar a CPMF.