Título: Para MEC, é difícil lidar com diferença
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/11/2007, O País, p. 12

BRASÍLIA. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, diz que os professores brasileiros não estão preparados para lidar com estudantes de baixa renda, que vêm de lares com pouca escolaridade, têm idade acima do previsto e repetem de ano com freqüência. Segundo ela, é fácil ensinar a quem não tem problemas em casa e na família.

- Os professores não sabem o que os espera. A democratização do acesso à escola deu lugar a uma heterogeneidade tremenda. A escola tem muita dificuldade de lidar com a diferença - diz ela, defendendo que a formação do docente seja uma prioridade nacional.

A secretária rechaça as críticas ao Bolsa Família por manter na escola alunos que não se dedicam aos estudos e só vão para não perder o benefício:

- O Bolsa Família é para isso. Se os alunos estão ficando na escola, já atingimos o objetivo.

Maria do Pilar afirma que o plano de educação surtirá efeito num futuro próximo. Segundo ela, foram elaborados projetos para 600 prefeituras. Até o fim do ano, o número será de mil. Ela diz que ficou decepcionada ao saber que a secretária de Educação de José da Penha (RN) desconhecia os resultados da Prova Brasil:

- Fico decepcionada ao ver que uma secretária não acompanha o movimento do país.