Título: Se você não for à escola, vamos passar fome
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/11/2007, O País, p. 13
EDUCAÇÃO: Professores apontam desinteresse dos alunos e dizem que programa deveria cobrar bom desempenho
Estudantes freqüentam aulas só para ganhar presença e evitar que famílias percam benefício do Bolsa Família
VIÇOSA e JOSÉ DA PENHA (RN). Ao exigir a freqüência escolar, o programa Bolsa Família deu origem a um novo tipo de aluno na rede pública: o jovem que vai à escola só para ganhar presença e evitar que o benefício seja bloqueado. É o que ocorre nas escolas públicas de Viçosa e José da Penha, no Rio Grande do Norte, onde a família da maioria do alunos é contemplada. Diretoras e professoras dizem que o abandono escolar caiu, mas se queixam da dificuldade de ensinar a um público que não parece muito interessado em aprender.
Em Viçosa, o estudante Antonio Samuel Pedro da Silva, de 15 anos, era um eterno ausente na Escola Francisco Gomes Pinto, mas voltou a freqüentá-la no segundo semestre, depois que o governo suspendeu o pagamento de R$94 mensais do Bolsa Família para sua mãe, Joana Darc da Silva, de 42 anos.
Desde o fim do ano passado, Joana recebeu três cartas do Ministério do Desenvolvimento Social. A primeira alertava para o excesso de faltas do filho - o programa exige freqüência mínima de 85%. Depois, o repasse foi bloqueado e, por último, suspenso. Desempregada, ela deu uma bronca em Samuel:
- Fui na maior ignorância. Falei: "Se você não for à escola, nós vamos passar fome". O que tem dentro de casa é o Bolsa Família. Preciso dar de comer a meus filhos - diz ela, viúva que se casou de novo.
Em meio à pobreza, merenda também atrai
Samuel não presta atenção nas aulas e sua reprovação é dada como certa. Ele está matriculado no 5º ano do ensino fundamental, o equivalente à 4ª série, pois a escola adota o ciclo de nove anos. O rapaz não parece preocupado, pois, apesar da pressão da mãe, já decidiu parar no ano que vem.
A supervisora pedagógica Claudia Cavalcante critica o Bolsa Família. Ela argumenta que a contrapartida deveria ser o sucesso escolar e não somente a presença.
- É ruim. A criança vem por causa do dinheiro e não com o objetivo de aprender, crescer e ser um cidadão - diz Claudia.
A diretora Crismar Cardoso de Freitas concorda com a supervisora, mas acha que a simples presença já é um avanço.
- Há alunos que só vêm para criar problema. Mas, enquanto estão na escola, não estão fazendo coisa errada.
Ela conta que outro atrativo é a merenda.
- Costumo brincar: se estudassem metade do que comem, saberiam muito.
O aluno Rubens Namon da Silva Souza, de 14 anos, é outro que voltou a estudar para que a família não perdesse o Bolsa Família. Namon pensa em trabalhar no ano que vem. Uma das opções é colher castanhas por R$9 o saco de 60 quilos - o que requer dois dias de trabalho. Sua irmã, Roseane, de 20 anos, concluiu o ensino médio, mas engravidou e desistiu de procurar emprego. Recentemente, ela passou a receber o Bolsa Família. Quando a filha crescer, pensa em ser professora.
Em José da Penha, onde o telefone da escola é um orelhão e os alunos fazem fila para repetir a merenda, a cena se repete. Os colegas Henrique de Fontes, de 14 anos, e Francinaldo Pereira da Silva, de 15, ambos no 5º ano, viviam matando aula.
- Depois que recebi a carta, nunca mais faltei - diz Francinaldo, filho de um agricultor e uma dona de casa.
A professora Erisneide Alves de Oliveira está cansada do desinteresse dos alunos:
- Nem se você se vestir de palhaço chama a atenção.