Título: Chávez defende reservas compartilhadas
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 19/11/2007, Economia, p. 15

RIAD. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descartou a possibilidade de que a descoberta, na área de Tupi, de indícios de uma reserva gigante de petróleo no Brasil crie rivalidades com seu país. Chávez se disse contente com o anúncio e convocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a formar uma potência latino-americana de petróleo.

- Há um empenho terrível em tentar me colocar contra o presidente Lula. Estamos muito felizes que o Brasil tenha conseguido mais petróleo. Eu havia dito a Lula, há dois anos, que se o Brasil não conseguisse mais petróleo, nós poderíamos compartilhar as reservas venezuelanas. Essas reservas são latino-americanas, não são de Brasil ou Venezuela - afirmou Chávez, na conferência de encerramento da 3ª Cúpula de Chefes de Estado da Opep.

A última edição da revista britânica "The Economist" afirma que, com a descoberta da Petrobras, o Brasil passará a ser conhecido por seu petróleo. O artigo diz ainda que isso poderia acirrar a disputa política entre Chávez e Lula pela liderança regional.

O presidente do Equador, Rafael Correa, evitou comentar um possível acirramento da rivalidade entre os dois países. Ele preferiu comemorar a descoberta e a possibilidade de o Brasil ingressar na Opep:

- Se Brasil e México entrarem na Opep, será fabuloso. Mas que seja em cooperação com os demais.

O embaixador brasileiro em Riad, Isnard Penha Brasil, afirmou que o país "já atingiu sua maturidade política" e não vai entrar em brigas regionais. Disse ainda que a entrada do Brasil na Opep não será necessariamente como membro permanente. Poderá ser como observador. Uma das desvantagens no ingresso brasileiro na organização seria a perda de autonomia sobre a política energética nacional. Uma vez na Opep, o Brasil teria que seguir as regras do cartel, e aumentar ou diminuir a produção quando pedido. (D.N.)