Título: Não tem jeito de eu votar a favor
Autor: Damé, Luiza; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 15/11/2007, O País, p. 4

Pedro Simon, substituído na CCJ, ficará contra CPMF no plenário.

BRASÍLIA. Um dia depois de ter sido substituído na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Pedro Simon (PMDB-RS) foi enfático ao afirmar, ontem, que votará contra a prorrogação da CPMF no plenário, até para não se dizer que foi comprado pelo governo. Ele disse que não vai entrar no que chamou de "toma-lá-dá-cá" do Planalto, que troca votos por cargos e liberação de verbas. No lugar do gaúcho, que é da ala oposicionista do PMDB, votou, a favor da CPMF, o líder da bancada, Valdir Raupp (PMDB-RO).

- Se eu votar favorável à CPMF, vão dizer que votei comprado. Não vou entrar no "toma-lá-dá-cá". Não tem jeito de eu votar a favor da CPMF. Meu voto é contrário - disse.

O senador afirmou que foi procurado pela líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), que questionou como seria seu voto. Simon disse que ficaria contra a CPMF. Em seguida, contou, Roseana perguntou se poderia substituí-lo.

- Deixei claro que votaria contra a CPMF. A Roseana perguntou se poderia me substituir. Disse, então, que se o partido quisesse, poderia me tirar.

Na quarta-feira, a substituição de Simon causou polêmica durante a discussão do relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Raupp justificou a substituição dizendo que o colega não tinha posição fechada sobre a CPMF. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, cobrou uma posição de Simon. Uma hora depois, Simon divulgou nota com sua versão. Surpreendido, Raupp rebateu Simon, alegando que houve entendimento. Roseana confirmou ter pedido o voto de Simon.