Título: PSDB e DEM vão obstruir votações no Senado
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/11/2007, O País, p. 8

Oposição quer o veto de Lula à MP que libera verbas em 2008.

BRASÍLIA. Além das pressões da base, o governo enfrentará nas próximas semanas a obstrução da oposição. O PSDB anunciou, com apoio do DEM, que vai obstruir as votações até que o presidente Lula aceite vetar artigo da medida provisória 387, que permite a liberação de recursos para obras de saneamento e habitação, dentro do Programa de Acelerações do Crescimento (PAC), durante o período eleitoral de 2008, o que é proibido por lei. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já comunicou o problema ao Planalto, e o presidente Lula deve vetar esse artigo da MP.

- Enquanto não for vetada essa parte da MP, esse texto imoral, não votamos mais - disse o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), reforçando a decisão do líder da bancada Arthur Virgílio (AM).

- Sou a favor do veto e vou conversar isso com o presidente. Creio que o presidente irá vetar - avisou Jucá, sinalizando para um entendimento.

PMDB tenta resolver conflitos regionais

A avaliação é de que o governo perdeu de vez o voto de Pedro Simon (PMDB-RS). São também dados como perdidos os votos de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). No PMDB, há insatisfações. Geraldo Mesquita (PMDB-AC) reclama de problemas regionais com o clã dos Viana, do presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC). Válter Pereira (PMDB-MS) votou com o governo na CCJ, mas a cada momento lembra que tem resistências ao tributo. Expedito Júnior (PR-RO) ameaçava votar contra, mas o governo acaba de liberar recursos para seu estado.

- Para votar na CCJ, o governo entregou os dedos e agora, se necessário, vai entregar a mão para não perder o braço - resumiu ontem um líder governista.