Título: Pista de Guarulhos é liberada antes do prazo
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/11/2007, O País, p. 9

Infraero contrata 584 novos funcionários para atuar nos aeroportos de São Paulo.

SÃO PAULO. Quinze dias antes do prazo previsto, a pista principal do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, foi liberada totalmente para pousos e decolagens. Ela estava fechada para a segunda fase da reforma desde 20 de agosto, quando começaram as obras no trecho principal da pista. A terceira e última fase, realizada num trecho de mil metros do total de 3.700 metros da pista principal, deve começar somente em abril, depois da temporada de férias, quando o movimento do aeroporto é muito maior.

Para eliminar um dos principais gargalos no setor de embarque dos aeroportos de São Paulo, a Infraero contratou 584 novos funcionários para o serviço de raio-X. Os novos funcionários, terceirizados por meio de um empresa contratada pela estatal, já estão trabalhando desde terça-feira. São 354 para o aeroporto de Guarulhos, 120 para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e 110 para Congonhas.

- Este era o nosso principal gargalo - disse ontem o superintendente da Infraero Regional Sudeste, João Márcio Jordão, para quem isso poderá contribuir para a tranqüilidade nos aeroportos paulistas neste final de ano.

Cumbica ganha novos aparelhos de raio-X

Os novos contratados, segundo ele, começaram a trabalhar já inseridos na ação para eliminar os atrasos durante a grande movimentação prevista para o período das férias de fim de ano, a partir destes feriados prolongados da Proclamação da República e da Consciência Negra. Foram instaladas ainda mais quatro máquinas de raio-X no setor de embarque de Cumbica, que agora passa a ter 16 aparelhos em operação.

- Fizemos uma verificação e observamos que, com todas as máquinas de raio-X funcionando, os passageiros estão aguardando um tempo bem menor para embarcar - garantiu Jordão.

Movimentação foi tranqüila nos aeroportos ontem

Os novos funcionários foram contratados de forma emergencial para pôr fim à principal reclamação registrada pelos Juizados Especiais instalados em Cumbica e Congonhas. Em Cumbica, segundo informações das companhias aéreas, havia muitas reclamações por atrasos e perdas de vôos que tinham como conseqüência ações judiciais que as empresas estrangeiras não conseguiam explicar para suas matrizes.

Ontem à noite, os aeroportos de São Paulo tiveram movimentação tranqüila. Em Congonhas, dos 214 vôos programados apenas nove atrasaram (4,2%) e outros 12 foram cancelados (5,6%). No aeroporto de Guarulhos, das 167 decolagens previstas, apenas dez partiram com atraso (6%) e duas foram canceladas (1,2%). A Anac garantiu, em nota oficial, que a OceanAir transportaria 1.200 clientes da BRA em vôos regulares na véspera do feriado. Nas lojas e balcões das duas empresas não havia movimentação extra.