Título: Nova malha tentará evitar caos aéreo nas férias
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/11/2007, O País, p. 9

CRISE AÉREA: PF deverá contratar agentes temporários para facilitar trânsito de passageiros em vôos internacionais.

Jobim diz que governo está negociando com companhias mudanças nos vôos de dezembro até março.

BRASÍLIA. Na tentativa de reduzir a confusão nos aeroportos nas férias de fim de ano, o governo vai autorizar, a partir de dezembro, a operação de uma malha aérea especial. Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que os detalhes dessa nova malha, que estabelece horários e destinos de vôos em todo o país, estão sendo fechados com as companhias aéreas.

A malha emergencial vai funcionar do dia 1º de dezembro a 15 de março. Ela está sendo montada a partir de alterações feitas, principalmente, em vôos que partem e chegam em Congonhas, São Paulo. No esforço para reduzir filas, até a Polícia Federal deverá contratar agentes administrativos em caráter temporário para facilitar o trânsito de passageiros em vôos internacionais.

"Não controlamos as condições meteorológicas"

O ministro disse ainda que, mesmo antes dessas mudanças, se não chover forte, os passageiros de avião poderão viajar com tranqüilidade neste feriado prolongado.

- Estamos preparados. Evidentemente não controlamos as condições meteorológicas. O resto está tudo tranqüilo. Estamos atentos aos problemas. Quem centraliza (o tráfego aéreo) é São Paulo. Provavelmente teremos um tranqüilo fim de semana - disse, depois de participar de uma solenidade de entrega de medalhas a autoridades no Clube do Exército.

Jobim tentou demonstrar otimismo ainda em relação ao fim de ano, período de tradicional aumento de passageiros nos aeroportos. O ministério e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão acertando com as empresas mudanças especiais na malha aérea para atender o maior número possível de passageiros sem sobrecarregar setores centrais do tráfego aéreo. As alterações nos vôos deverão ser definidas até terça-feira:

- Temos que abrir a nova malha a partir de primeiro de dezembro. Poderá haver atrasos (em vôos), mas não será nada grave. Teremos uma nova malha até março.

A malha que regula os vôos em todo o país foi alterada logo após o acidente com avião da TAM em Congonhas, em julho. O Conselho de Aviação Civil (Conac) editou limites para pousos em Congonhas naquele mesmo mês. Na semana passada, atendendo a pedido de representantes de empresas aéreas, do setor de turismo e até políticos, o Ministério da Defesa ampliou os limites para vôos a partir e para Congonhas.

Depois do acidente havia um limite de mil quilômetros para os vôos. Essa distância passou para 1.500 quilômetros. No início da semana, Jobim disse que os passageiros poderiam enfrentar dificuldades em alguns aeroportos no feriado. Para o ministro, o controle do tráfego aéreo está em condições satisfatórias, mas a infra-estrutura dos aeroportos ainda é precária. Na entrevista de ontem, Jobim corrigiu a declaração anterior. O ministro sustenta que, de fato, pode haver atrasos de vôos e formação de novas filas de passageiros, mas nada que comprometa o fluxo do tráfego, como chegou a acontecer em feriados ao longo do ano.

Jobim confirma Solange Vieira para a Anac

O ministro destacou ainda avanços na definição de medidas de longo prazo. Segundo ele, nos próximos dias o governo deverá acertar o local da construção da terceira pista do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Também deverá ser acertada a área da construção do terceiro grande aeroporto do estado. Hoje São Paulo conta com dois aeroportos : Guarulhos e Congonhas. São dois importantes centros de distribuição de vôos no país que, segundo as análises internas do governo, estão sobrecarregados. Jobim disse que não fará anúncio antecipado dos locais da terceira pista e do novo aeroporto para não estimular a especulação imobiliária.

- Evidentemente não pode ser anunciado, senão aumenta enormemente os preços do terreno - disse o ministro.

Jobim confirmou ainda a indicação de Solange Vieira e de outro dirigente para o colegiado de cinco diretores da Anac. Assessora especial do ministro, Solange deve assumir a presidência da agência reguladora. Jobim já fez as outras três indicações: o brigadeiro Allemander Pereira Filho, Marcelo Pacheco dos Guaranys e Alexandre Gomes de Barros.

- Esta semana farei as novas indicações. A doutora Solange é uma delas - disse.