Título: Saito: FAB não estava preparada para rebeliões
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/11/2007, O País, p. 10

CRISE AÉREA: "Do ponto de vista do controle aéreo, nada vai acontecer. Só se um dilúvio cair em São Paulo"

Comandante da Aeronáutica afirma que hoje existe plano para conter novos episódios de indisciplina dos controladores

BRASÍLIA. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, reconheceu ontem que a Força Aérea Brasileira não estava preparada para a paralisação em massa dos controladores de vôos em 30 de março deste ano, um dos momentos mais críticos da crise aérea. Para o brigadeiro, o serviço de inteligência da Aeronáutica não pôde prever o motim, como o episódio foi classificado, porque este tipo de ação era tida como um exagero. Hoje, segundo ele, a situação é diferente, e a Aeronáutica teria como se contrapor a qualquer ato de indisciplina no setor.

- Hoje nós temos um plano. Estamos preparados - disse Saito, depois de participar de uma solenidade de entrega de medalhas no Clube do Exército.

Mudança na relação com FAB

O motim dos controladores paralisou o tráfego aéreo nos principais aeroportos do país. O protesto atingiu até vôos internacionais. Saito não revelou detalhes do plano, mas falou sobre algumas mudanças em curso para alterar a correlação de forças entre a cúpula da Aeronáutica e os sargentos controladores. O comandante afirmou que este ano 20 oficiais vão concluir curso de controle de vôo. Em 2008, mais 40 oficiais seguirão o mesmo caminho. Saito disse ainda que, no próximo ano, a Aeronáutica reabrirá a escola de formação de oficiais de Curitiba.

A escola deverá facilitar a ascensão de militares da base, inclusive de sargentos controladores, ao oficialato. O comandante lembrou ainda que a escola de São José dos Campos, em São Paulo, triplicou a capacidade de formação de controladores de vôo. Este ano, serão formados 365 novos controladores de vôo, um número bem acima da média histórica recente, que era de formação de 85 controladores por ano. Com esse cenário, Saito sustenta que a situação hoje é tranqüila e que não há o menor risco de transtornos nos aeroportos brasileiros em relação ao controle do tráfego aéreo neste feriado.

- Do ponto de vista do controle aéreo, posso garantir que nada vai acontecer. Só se um dilúvio cair em São Paulo. Assim, sim, vai dar problema sério - disse o comandante.