Título: Lula recebe convite para inaugurar transmissão de TV digital no país
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 15/11/2007, Economia, p. 26

Nova tecnologia vai estrear em São Paulo com programa simultâneo.

BRASÍLIA. O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero, e uma comitiva de radiodifusores entregaram ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convite para que lance oficialmente a TV digital no país. A idéia é que às 19h do dia 2 de dezembro, em São Paulo, Lula aperte um botão dando início às transmissões com a nova tecnologia, que será inaugurada com um programa veiculado simultaneamente por todas as emissoras.

- Ele (Lula) sinalizou que vai, a confirmação virá de sua assessoria. Ele é partícipe deste momento, que é a realização de um sonho. Não só de um sonho dos radiodifusores, mas um sonho da população, que começou ao unirmos a radiodifusão, a indústria, a academia e os institutos de pesquisa (para criar) o melhor padrão de TV digital do mundo, que é o padrão nipo-brasileiro - disse Slaviero.

Segundo ele, na data inaugural já haverá residências com conversores. O aparelho permite que, mesmo com a TV analógica, usada hoje, o telespectador possa assistir a programas com a qualidade digital - som de CD e imagem de cinema. A explosão da venda de conversores é esperada para 2008.

- A população já começa a ter acesso a partir de 2 de dezembro, mas acreditamos que a grande penetração do conversor será na hora que as grandes cadeias de varejo começarem a vender uma quantidade maciça, a um preço acessível e com o financiamento que é praxe hoje para esse tipo de eletroeletrônico - disse.

Ministro nega caráter estatizante de banda larga

Pelo cronograma do Ministério das Comunicações, no Rio, em Brasília e em Belo Horizonte a TV digital deve começar no primeiro semestre de 2008. Nos seis meses seguintes, deve estar instalado em capitais, como Curitiba, Maceió e Salvador. Até o primeiro semestre de 2009, todas as capitais seriam integradas.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que acompanhou os radiodifusores no Planalto, negou que a proposta do governo de levar banda larga a todas as cidades do país tenha caráter estatizante. Ao ser perguntado se o gestor da infovia poderia ser a Telebrás, o ministro disse que o governo estuda várias hipóteses.

- Uma das sugestões é darmos condições à Telebrás para poder fazer isso. O mais simples é a Telebrás - defendeu.