Título: Vale vai usar carvão em vez de gás natural em usina
Autor: Oliveira, Eliane; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 15/11/2007, Economia, p. 29

Agnelli confirma que companhia vai participar da 9ª Rodada da ANP.

BRASÍLIA. Para viabilizar a construção da siderúrgica Ceará Steel, em Pecém (CE), em parceria com a coreana Dongkuk, a Vale do Rio Doce decidiu usar carvão em vez de gás natural (mais poluente) como insumo do empreendimento. A informação foi dada pelo presidente da multinacional brasileira, Roger Agnelli, e transmitida menos de duas semanas após a crise de abastecimento de gás, que renovou os alertas sobre a insegurança de abastecimento. O executivo admitiu que a troca de combustível implicou aumento do investimento previsto inicialmente, para US$1 bilhão. Ele não foi explícito nas contas, mas a Vale avaliava o empreendimento em US$750 milhões até então.

Agnelli se reuniu ontem pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar que no dia 20 deverá assinar o acordo com os coreanos e anunciar oficialmente a obra. A expectativa é que a siderúrgica esteja pronta em 2011 ou 2012. A produção estimada será de 2,5 milhões de placas de aço num primeiro momento, podendo dobrar.

O dirigente da Vale atribuiu a troca de insumo à dificuldade de garantia de fornecimento de gás pela Petrobras. O executivo voltou a dizer que a Vale pretende participar da 9ª Rodada de licitação para exploração de petróleo e gás, mas não criticou o governo por ter suspendido o leilão de 41 dos blocos (aqueles que ficam na região do megacampo de Tupi). O interesse da companhia é por áreas no Espírito Santo.

- O governo tem o poder e o direito de colocar em leilão aquilo que julgar interessante colocar - disse. (Chico de Góis)