Título: Clima: mudanças abruptas e irreversíveis
Autor: Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 17/11/2007, Ciência, p. 41

Novo documento da ONU que alerta para alterações climáticas graves servirá de base a acordo mundial.

As mudanças climáticas atualmente em curso poderão trazer impactos "abruptos e irreversíveis", de acordo com um novo documento do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU a ser divulgado oficialmente hoje. O colapso da Antártica, grandes extinções, a desertificação da Amazônia e o resfriamento da Europa são algumas das alterações possíveis.

O texto é um resumo dos três relatórios climáticos já divulgados (sobre as causas, as conseqüências e as formas de mitigação do aumento das temperaturas) pelo painel este ano e tem por objetivo fornecer subsídios científicos aos governos para a adoção de políticas de combate ao aquecimento.

- Depois desse relatório, nenhum político poderá dizer que não ouviu falar das mudanças climáticas e não sabia o que fazer para detê-las - afirmou o diretor do programa de mudanças climáticas do WWF, Hans Verolme. - O documento é uma clara mensagem aos políticos. Os cientistas fizeram seu trabalho e mereceram o Nobel. A questão agora é saber o que os políticos farão a respeito.

O documento servirá de base para a próxima Convenção do Clima, o encontro internacional de ministros do meio ambiente a ser realizado em Bali, na Indonésia, a partir do próximo dia 3, em que serão negociadas as bases de um acordo climático mundial para suceder Kioto. A idéia é aprovar cortes de emissão de gases estufa bem mais ousados, capazes de deter, ao menos em parte, a elevação das temperaturas.

- O consenso no IPCC hoje é que é fundamental reduzir de 60% a 70% das emissões de gases-estufa para, ao longo do próximo século, estabilizar em 550 partes por milhão a concentração de CO2 na atmosfera e, com isso, limitar o aumento da temperatura média do planeta em dois graus Celsius - afirmou Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, um dos membros do IPCC. - Essa idéia está sendo reforçada neste relatório de Valência.

Alterações são inequívocas, diz documento

O sumário, que será apresentado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, conclui que as mudanças climáticas são "inequívocas", que as emissões humanas são a sua principal causa e o que seus impactos podem ser reduzidos a um custo razoável. Alerta, sobretudo, para as alterações abrutas e irreversíveis de significativos sistemas climáticos do planeta.

- Essas mudanças de um sistema climático para outro mais instável realmente podem acontecer - diz Artaxo. - Tais alterações costumam ser irreversíveis e abruptas. Não quer dizer que ocorreriam do dia para a noite nem de um ano para o outro. Levaria um tempo, mas extremamente curto do ponto de vista da escala temporal climática, ou seja, de algumas décadas, em vez dos milênios que seriam necessários no ritmo normal.

O principal motor dessas mudanças radicais seria a alteração da circulação dos oceanos - responsável pela distribuição do calor dos trópicos para as regiões temperadas do planeta. O aquecimento diferenciado dos oceanos teria um impacto na circulação resultando, por exemplo, no intenso resfriamento da Europa.

- Mudanças na temperatura dos oceanos poderiam ter impactos significativos no Brasil, embora não saibamos exatamente quais - sustenta Artaxo.

Para o cientista, é fundamental que o mundo se conscientize da importância de se reduzir as emissões para que tais cenários extremos não aconteçam.

(*) Com agências internacionais