Título: Gás: governo estadual pode acabar com desconto no IPVA
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 16/11/2007, Economia, p. 19

Fim do benefício valeria para as futuras conversões de carros a GNV. Taxistas não seriam afetados pela medida.

O governo do Estado do Rio estuda acabar com o desconto de até 75% no IPVA para carros que façam conversão para gás natural veicular (GNV). O objetivo da medida é desestimular o uso do GNV, já que o país enfrenta um cenário de incertezas sobre o abastecimento de gás. A proposta será enviada na próxima semana à Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).

Pelo projeto, o fim do benefício atingiria apenas as futuras conversões. Ou seja: motoristas que já têm carros movidos a gás natural não perderiam a vantagem do desconto no pagamento do imposto. No entanto, há uma exceção à regra: taxistas continuariam a ter direito ao abatimento independentemente da data da conversão.

- Há alguns anos, a Petrobras estabeleceu uma política de massificação do gás. O Estado do Rio acompanhou essa política. Agora, a história mudou. Com escassez do gás natural, precisamos desestimular o uso do GNV. Com isso, nossa proposta é não dar mais a vantagem aos carros a gás - disse Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio.

O Estado do Rio tem a maior frota de carros movidos a GNV do país. Ao todo, são 600 mil veículos que rodam com o combustível, dos quais 5% são táxis. O incentivo, de 75%, também é o maior entre os estados brasileiros. Em São Paulo, são cerca de 360 mil carros a gás e o desconto do IPVA é de 25%.