Título: Preferência pelos EUA
Autor: Pariz, Tiago; Luiz Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 18/04/2009, Política, p. 2

De janeiro de 2007 a outubro de 2008, a Câmara gastou R$ 4,5 milhões em passagens para o exterior, principalmente para os Estados Unidos, que foi o principal destino dos usuários dos bilhetes emitidos com o dinheiro público. Nova York e Miami são as cidades que mais receberam visitantes à custa do erário, sem que os parlamentares tivessem em missões oficiais. Na Europa, Paris foi a cidade preferida daqueles que tiveram suas passagens emitidas pelo Parlamento, em menos de dois anos. E na América do Sul, foram registradas várias viagens para Buenos Aires.

O Ministério Público Federal não tem ainda um levantamento completo sobre os destinos que cada um dos usuários fez com os bilhetes. Os procuradores que trabalham no caso irão verificar o que cada um dos deputados gastou de suas cotas pessoais. Uma segunda etapa da investigação vai relacionar datas e nomes. ¿Estamos aguardando mais informações para depois analisarmos detalhadamente cada viagem, afirma a procuradora da República, Anna Carolina Resende de Azevedo Maia, uma das cinco representantes do Ministério Público Federal no Distrito Federal, responsáveis pela apuração.

Segundo a investigação dos procuradores, as passagens emitidas para o exterior não eram apenas de parlamentares, mas de terceiros, possivelmente familiares. ¿Uma quantidade expressiva de passagens, inclusive para o exterior, foram emitidas no período analisado em nome de parentes do deputado titular da cota e de terceiros estranhos ao quadro de servidores da Câmara¿, afirmam os representantes do Ministério Público Federal, em um ofício encaminhado ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), pedindo providências contra os abusos.

Além de Nova York, Miami e Paris, a investigação apontou outras rotas utilizadas pelos parlamentares ou familiares, cuja finalidade não era missões oficiais. Pelo menos quatro deles estão na Europa. Depois da capital francesa, Madri foi uma das cidades para onde foram emitidos bilhetes pagos pela Câmara. Em seguida vem Frankfurt e Milão. (EL, TP e RB)