Título: Diretor do Detran tem prisão decretada
Autor: Foreque, Flávia; Brito, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 18/04/2009, Política, p. 4

O clima anda tenso no Maranhão. Ontem o Tribunal de Justiça do estado decretou a prisão do diretor do Detran, Clodomir Paz. Ele é acusado de descumprir a decisão judicial que determinou o licenciamento de 400 carros com suspeitas de fraude na venda. Investigações começaram em março: a concessionária Euromar utilizava indevidamente, segundo o Ministério Público, o cadastro de locadoras de veículos para comprar diretamente da montadora Volkswagen carros com isenção fiscal.

Segundo a promotoria de Defesa do Consumidor de São Luís, a concessionária entregava aos consumidores notas fiscais fraudadas, recebidas no Detran por funcionários que faziam parte do esquema e licenciavam os carros. Entre os compradores dos carros, sob os quais não há suspeita de envolvimento no esquema, está a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travassos, além de juízes e promotores do estado.

O Detran apresentou também um pedido de suspensão de liminar no STJ para não licenciar os carros, que até ontem não havia sido apreciado.

O pedido de licenciamento dos 400 carros foi apresentado à Justiça pela Euromar, que nega o esquema de fraude. A suposta fraude é alvo de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Maranhão.