Título: Roseana assume o Maranhão
Autor: Foreque, Flávia; Brito, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 18/04/2009, Política, p. 4

Jackson Lago ainda resiste em deixar o cargo, mas a peemedebista já tomou posse como nova governadora e pretende ocupar o Palácio dos Leões na próxima semana. O pedetista insiste em recorrer ao Supremo

Depois de empossada, a governadora Roseana Sarney agora pretende realizar uma auditoria nos convênios realizados por Jackson Lago O agora ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) resistiu à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar seu mandato e o do vice-governador, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder econômico e compra de votos. Os quatro recursos da defesa foram negados na última quinta-feira pela Corte. Até o início da noite de ontem, Lago estava decidido a dormir no Palácio dos Leões, sede oficial do governo, mesmo depois da posse da segunda colocada nas eleições em 2006, Roseana Sarney (PMDB). O ex-governador pretende dar uma coletiva à imprensa nesta manhã.

A renúncia ao cargo de senadora foi lida em plenário, na manhã de ontem, pelo primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). A vaga na Casa será ocupada pelo empresário Mauro de Alencar Fecury (DEM). De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, como o ex-deputado federal já assumiu o cargo em outras duas ocasiões, não haverá uma posse formal do parlamentar. A previsão é de que ele assuma a função na próxima semana.

O presidente do Senado e pai da governadora, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a decisão do TSE de cassar o mandato de Jackson Lago foi ¿uma grande justiça¿. Em nota, o partido de Lago manifestou apoio ao político. ¿Cassar o mandato de Jackson Lago é um duro golpe na soberania popular exercida pelo sufrágio livre e universal do povo maranhense, que optou majoritariamente por mudanças na política estadual e rejeitou a candidata da oligarquia conservadora¿, diz a nota do PDT.

A defesa do pedetista entrou ontem com uma ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) para mantê-lo no cargo até o julgamento do processo na mais alta Corte do país, última instância a que Lago pode recorrer. O pedido, no entanto, foi arquivado. Os advogados de Lago pediram em seguida uma liminar para suspender a decisão do TSE. Até o fechamento desta edição, o recurso não tinha sido julgado. Logo após a decisão do TSE pela cassação do mandato de Lago, em março, a defesa do pedetista entrou com recursos no Supremo contestando a decisão. O argumento é de que a Constituição determina que a vaga aberta após dois anos de mandato deve ser preenchida por meio de eleição indireta, a partir de votação da Assembleia Legislativa do estado. Outro ponto em discussão é o julgamento pelo TSE sem uma decisão prévia do tribunal regional do estado. Os recursos estão em tramitação no Supremo.

A nova governadora tomou posse em São Luís no início da tarde de ontem. Houve reforço policial na Assembleia Legislativa e no Tribunal Regional Eleitoral, onde Roseana Sarney foi diplomada. Roseana já anunciou os primeiros nomes para o secretariado do Maranhão. Segundo o secretário de Comunicação do estado, Sérgio Macedo, uma das primeiras medidas do novo governo será a realização de uma auditoria nos convênios realizados por Jackson Lago. Roseana Sarney, no entanto, deverá pedir licença médica do cargo em breve, para realizar uma cirurgia devido a um aneurisma cerebral. O comando será entregue ao vice-governador, o ex-senador João Alberto (PMDB).