Título: Procurador diz ter provas concretas do mensalão
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 22/11/2007, O País, p. 8

Segundo Antonio Fernando, perícias confirmam depoimentos de testemunhas e detalham a rota dos recursos.

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, disse ontem que existem provas concretas da existência do mensalão. Segundo ele, perícias confirmaram os depoimentos colhidos durante a primeira parte da investigação relatando o funcionamento do esquema de compra de apoio político de parlamentares por parte do governo. Esse material foi entregue formalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada e deverá integrar a ação penal que a Corte instaurou em agosto para continuar apurando o caso.

- Na verdade, grande parte (da denúncia) foi (feita) com base em testemunhos. Agora, a prova pericial veio para constatar que aquilo que se falava era verdade - disse o procurador.

Segundo ele, as perícias detalham, por exemplo, a rota de recursos públicos desde a origem até as contas correntes dos beneficiados. Esse caminho teria sido traçado no caso da Visanet - um fundo com recursos de várias instituições financeiras, inclusive do Banco do Brasil, que teria contribuído para engordar o valerioduto.

As novas provas incluem ainda laudos periciais e documentos de Marcos Valério, apontado como comandante operacional do esquema, apreendidos pela Polícia Federal no início da investigação. Foram enviados ao STF documentos das empresas de Valério, como a SMP&B, que teria intermediado o pagamento de propina a parlamentares.

O STF também recebeu recentemente recursos de pelo menos sete dos 40 réus do mensalão contestando pontos da denúncia. Antonio Fernando, o autor da denúncia do mensalão, já rebateu o do publicitário Duda Mendonça. Ele enviou à Corte esclarecimentos sobre a parte do processo que Duda responde por lavagem de dinheiro. Segundo o procurador-geral, a medida foi tomada para esclarecer os sobre a necessidade de se processar o publicitário pela prática do crime.