Título: China quer tarifa mais baixa para importar soja
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 22/11/2007, Economia, p. 29

Medida beneficia exportadores brasileiros.

PEQUIM e SÃO PAULO. Depois de minérios e petróleo, a vez da soja. Com medo da escalada da inflação, o governo da China estuda estender para todo o ano de 2008 uma redução na tarifa de importação sobre a soja em grão (de 3% para 1%) que venceria ao fim de dezembro. Além disso, o governo chinês pensa em reduzir a tarifa de importação de óleo de soja e isentar os dois produtos do imposto de valor agregado.

As medidas vão beneficiar os exportadores de soja do Brasil, e a Bolsa de Chicago já refletiu isso com a soja atingindo as maiores cotações dos últimos 34 anos, segundo a agência Bloomberg News. As importações de soja e óleo de soja aumentaram 81% nos primeiros dez meses do ano, numa tentativa do governo de reduzir os preços dos alimentos.

A inflação na China voltou a crescer e atingiu o recorde histórico de 6,5% em outubro - o mesmo de agosto, a maior taxa nos últimos 11 anos - pressionada pelos aumentos nos preços dos alimentos, que subiram em média 17,6%. No acumulado do ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor, a inflação na China acumula 4,4%, bem acima da meta de 3%. O Índice de Preços ao Produtor, que mede a inflação no atacado, subiu 3,2% em outubro, o maior aumento dos últimos nove meses.

A alta na inflação ocupa o noticiário dos jornais chineses, com analistas apostando em nova elevação dos juros, a sexta do ano. O primeiro-ministro, Wen Jiabao, disse que a preocupação agora é reduzir a inflação e estabilizar os preços dos alimentos.

Segundo o secretário-geral da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fábio Trigueirinho, "qualquer desoneração é positiva", mas ele alerta para a manutenção de barreiras à entrada do farelo de soja na China. O produto continua sujeito à taxa de importação de 5%. Além disso, paga 13% de valor agregado:

- Os chineses só se interessam por nossa matéria-prima. Querem processar a matéria-prima, agregar valor a elas. Isso não mudou.

Ainda assim, os produtores esperam um cenário positivo. O presidente da Associação de Produtores de Soja do Mato Grosso, Glauber Silveira, afirmou que só este ano recebeu a visita de três missões de empresários da China, interessados em aumentar a importação do produto. (Com Aguinaldo Novo)