Título: Chávez apela à boa vontade de Uribe e das Farc
Autor:
Fonte: O Globo, 21/11/2007, O Mundo, p. 29

Presidente venezuelano não dá prova de vida de Ingrid Betancourt a Sarkozy, mas diz ter garantias de que ela está viva.

PARIS. Hugo Chávez chegou de mãos vazias ao encontro de ontem com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que esperava receber do presidente venezuelano provas de vida da ex-senadora Ingrid Betancourt, mantida refém há quase seis anos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Chávez, porém, disse estar seguro de que ela está viva, e garantiu que a guerrilha provaria isso até o fim do ano. O venezuelano fez um apelo a seu colega colombiano, Alvaro Uribe, para que permita seu encontro com as Farc, a quem, por sua vez, solicitou a libertação de alguns reféns para iniciar o processo de diálogo.

O líder venezuelano almoçou ontem com Sarkozy, em Paris, e os dois se encontraram com parentes da ex-senadora, que é cidadã colombiana e francesa.

¿ Ingrid está viva. Estou absolutamente certo disso ¿ disse Chávez, após o encontro com o presidente francês.

Ele afirmou que o comandante das Farc, Manuel Marulanda, se comprometeu a enviar provas de vida de Ingrid para a senadora colombiana Piedad Córdoba.

¿ Recebemos uma carta de Marulanda, através de Córdoba, na qual o líder das Farc se compromete a providenciar provas de vida antes do fim do ano, não apenas em relação à senhora Betancourt, mas também aos outros reféns ¿ disse Chávez.

Governo colombiano permite reunião com Farc

Sarkozy, porém, não demonstrou a mesma confiança de Chávez, e não fez qualquer declaração sobre o assunto. Porém, o Palácio do Eliseu, através do porta-voz, David Martinon, afirmou que as provas de vida de Ingrid são ¿indispensáveis¿.

¿ O presidente lembrou que as provas de vida são indispensáveis, tanto para ficarmos tranqüilos em relação à sorte dos reféns, como para nos assegurarmos da sinceridade das Farc na busca de uma solução humanitária ¿ disse Martinon, que ressaltou que o presidente lamentou a ausência das provas.

Desde que Ingrid Betancourt foi seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002, durante sua campanha presidencial, as Farc só forneceram duas provas de que ela estava viva, ambas em gravações de vídeo. A primeira foi divulgada em julho de 2002 e, a última, em agosto de 2003. Depois disso, só houve notícias dela através de relatos de ex-reféns que fugiram do cativeiro.

Além dela há outros 44 reféns nas mãos da guerrilha, que quer trocá-los por cerca de 500 guerrilheiros presos.

O governo da Colômbia anunciou ontem, em Bogotá, que permitiria uma reunião entre Chávez e Marulanda em território colombiano numa zona sob observação internacional. Um requisito para isso seria a libertação de um grupo de reféns antes da reunião, como demonstração da boa vontade.

¿ Se houver um compromisso de libertar todos os reféns, então o encontro entre o presidente Chávez e Manuel Marulanda poderia acontecer ¿ disse o comissário para a Paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo.

O anúncio significa uma mudança de postura do governo do presidente Alvaro Uribe, que negava a possibilidade de uma reunião entre os guerrilheiros numa área que não estivesse controlada por soldados colombianos. As Farc, por outro lado, exigem que a troca de reféns ocorra numa zona desmilitarizada.

Em Caracas, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) disse estar preocupada com a deterioração da liberdade de imprensa na Venezuela, e afirmou que a situação tende a piorar caso seja aprovada reforma constitucional proposta pelo governo.