Título: Carros poderão ter vidro traseiro mais escuro
Autor: Carvalho, Jailton de; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 22/11/2007, O País, p. 12

Contran aumenta de 50% para 72% o limite, que em janelas dianteiras e pára-brisas permanecem em 30% e 25%.

BRASÍLIA. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou ontem resolução que aumenta de 50% para 72% a taxa de escurecimento de vidros traseiros dos carros em circulação no país. O Contran não abriu mão, no entanto, dos limites estabelecidos hoje para os vidros laterais dianteiros e pára-brisas, de 30% e 25%, respectivamente. O descumprimento das regras pode resultar em multa de R$127,69.

Numa outra resolução, também publicada no Diário Oficial de ontem, o Contran regulamenta o uso de equipamentos para a fiscalização do uso de películas nos carros.

Segundo o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, com a definição dos novos índices de escurecimento dos vidros, o Contran encontrou uma solução intermediária entre os pedidos de muitos motoristas e a pressão de órgãos de segurança pública.

Para alguns motoristas, o escurecimento ajuda na proteção contra assaltos, principalmente em casos de crianças transportadas nos bancos de trás. Para as polícias, o escurecimento excessivo dificulta a identificação e prisão de criminosos.

¿ Os novos índices permitem que a fiscalização enxergue dentro dos carros e faça seu trabalho. Também atende à necessidade de algumas pessoas, inclusive daquelas que têm problemas de pele e precisam de uma proteção maior contra o sol ¿ disse Peres.

A discussão sobre os índices ideais de transparência das películas é antiga. Os integrantes do Contran se reuniram em 26 de outubro e decidiram baixar logo as novas regras. O objetivo é se contrapor a um crescente movimento dentro do Congresso pelo uso indiscriminado de películas. Projeto em tramitação no Senado e já aprovado na Câmara prevê o aumento da taxa de escurecimento de 25% para 30% de pára-brisas e de 30% para 72% dos vidros dianteiros.

¿ Esse projeto é motivo de preocupação dos órgãos de trânsito. Com esses índices, os carros ficariam totalmente escuros ¿ disse o presidente do Denatran.