Título: Frente parlamentar analizará o caso
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto; Schmidt, Selma
Fonte: O Globo, 22/11/2007, Rio, p. 15

Investigações de denúncias poderão ser acompanhadas por deputados.

A Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e à Sonegação Fiscal da Câmara de Deputados vai analisar as denúncias do prefeito Cesar Maia e, se considerá-las consistentes, poderá acompanhar o caso. A informação foi dada ontem pelo deputado Júlio Francisco Semeghini Neto (PSDB-SP), que participou de uma CPI que, há três anos, investigou contrabando e falsificação de mercadorias em todo o país.

¿ Vou pedir aos funcionários da Câmara que participaram dos trabalhos que revejam as anotações e depoimentos, para verificar tudo que foi apurado sobre irregularidades no Rio ¿ disse Júlio.

Durante os trabalhos, a CPI chegou a investigar um irmão de Law Kin Chong, Law Kin John, cujo nome, no entanto, é diferente do que foi mencionado pelo prefeito Cesar Maia nas denúncias (Joe Chong).

Law Kin John fundou, em 1989, uma empresa na Zona Franca de Manaus, especializada na fabricação de relógios, brinquedos, material educativo e escolar, além de brindes. Ele deixou a sociedade em 1991.

A CPI concluiu que a existência de camelódromos e feiras de importados pelo país não conseguiu conter o contrabando e a falsificação.

¿Arrecadam algum imposto, algum ICMS, alguma taxa de localização. De IPI, de imposto de importação, nem pensar. Pensam estar promovendo emprego e renda: de fato estão, mas mediante atitudes ilegais que conduzem à informalidade e à marginalidade, que fazem fronteira com o crime¿, diz um trecho do relatório.

No Rio, as causas do incêndio ainda são desconhecidas oficialmente pela polícia. Os peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) ainda não concluíram o laudo. No dia, comerciantes atribuíram o fogo a um curto-circuito provocado por dois ventiladores que permaneceram ligados durante a noite. Como as barracas são encobertas por um emaranhado de fios, os riscos de acidentes são grandes.

O delegado da 1ª DP (Praça Mauá), Rogério Marchezini, ainda não recebeu também o inquérito instaurado pela 4ª DP (Central do Brasil), que funcionou como central de ocorrências no fim de semana, para que possa iniciar as investigações. Designado pelo prefeito para acompanhar o inquérito, o comandante da Defesa Civil do Município, coronel João Carlos Mariano, prefere aguardar o andamento das investigações, antes de comentar o caso.