Título: Máfia teria depósito no Mercado S. Sebastião
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto; Schmidt, Selma
Fonte: O Globo, 22/11/2007, Rio, p. 15

Polícia Civil confirma ter recebido uma informação de que as mercadorias contrabandeadas são guardadas ali.

Uma das denúncias do prefeito Cesar Maia é de que o Mercado São Sebastião, na Penha, funciona como depósito de mercadorias da máfia chinesa que atua no camelódromo da Uruguaiana. Fonte da Polícia Civil disse ontem ter ouvido de um informante que, de fato, o lugar está sendo usado para guardar mercadoria contrabandeada de grupos chineses. O armazém seria próximo a uma área da Marinha e à Favela Kelson¿s.

Ontem a Rádio CBN, citando fontes da Polícia Federal em São Paulo, informou que a Polícia Civil do Rio entrou em contato com agentes paulistas em busca de informações sobre ramificações dos negócios de Law Kim Chong no Estado do Rio.

A informação sobre o Mercado São Sebastião foi repassada ao policial após o aparecimento de um corpo carbonizado e esquartejado dentro de um carro, em Campo Grande, em setembro. A princípio, o corpo chegou a ser identificado pela família como sendo do presidente da associação de moradores da Kelson¿s, Jorge da Silva Siqueira Neto. Por sua vez, o serviço do Disque-Denúncia (2253-1177) recebeu este ano 20 relatos sobre pirataria e dois sobre contrabando no camelódromo da Uruguaiana. Nenhuma delas, porém, citava as máfias.

Marinha diz desconhecer pagamento de propina

Em nota oficial, o Comando do 1º Distrito Naval informou desconhecer o pagamento de propinas de até R$600 mil às autoridades portuárias para proteger o barco onde supostamente seriam confeccionadas mercadorias falsificadas.

Na nota, o Comando informa não ter sido procurado pela prefeitura para tratar da repressão. E disse precisar de mais informações que não constam no ex-blog ¿ como nome do navio e bandeira ¿ para se possa identificar a embarcação.

O presidente da Associação Comercial do Mercado São Sebastião, Giuseppe Plastina Filho, também afirmou desconhecer o uso de lojas para estocar produtos falsificados:

¿ A área tem sérios problemas de segurança, já que várias ruas do Mercado São Sebastião foram invadidas e favelizadas nos últimos anos . Mas essa é a primeira vez que ouço falar em máfia chinesa.

Segundo Cesar, integrantes da máfia se reúnem no pub Shenanigan's, em Ipanema. O gerente do pub, Luiz Gonzaga de Salles, disse desconhecer essas reuniões.