Título: PTB deixa bloco governista no Senado
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 23/11/2007, O País, p. 8

Partido não gostou de Ideli substituir Mozarildo Cavalcanti na CCJ.

BRASÍLIA. No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nas mãos do PTB o papel de articulador político - trocando Walfrido dos Mares Guia por José Múcio Monteiro --, a bancada petebista no Senado saiu do bloco governista, controlado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC). O partido, no entanto, continua na base do governo Lula. Na prática, significa que os seis petebistas no Senado não se submeterão mais às decisões de Ideli, líder do bloco.

A saída do bloco foi uma reação à substituição do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) na Comissão de Constituição de Justiça do Senado (CCJ), na votação da CPMF. Ele votaria contra.

Além do PTB, o bloco governista é formado por PT, PR, PSB, PCdoB, PRB, PP. Alguns aliados vêem na decisão a mobilização do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que é desafeto do governo, desde quando denunciou a prática do mensalão. Para outros, a bancada do PTB está num momento de marcar posição nas negociações da CPMF.

O líder do PTB no Senado, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), logo depois de tomar a decisão de sair do bloco governista numa reunião de bancada, foi ao Palácio do Planalto participar do encontro do presidente Lula com os partidos que integram o Conselho Político, numa demonstração clara de que o "rompimento" foi mais uma atitude política.

- Agora, vamos ter vida própria. Não vamos ter ninguém para tirar e colocar gente da nossa bancada nas comissões. Mas não há uma reação. Não deixamos de ser da base do governo, tanto que estive no Planalto - disse Cafeteira.

Para pressionar ainda mais, Roberto Jefferson marcou para o próximo dia 28 reunião da executiva nacional para discutir a prorrogação da CPMF.

- A decisão foi bem clara. Não estamos mais atrelados ao PT. É uma postura de independência e vai valorizar a bancada - disse Mozarildo.

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), procurou minimizar a decisão do PTB, afirmando que o partido queria apenas mais espaço. Segundo ele, era um desejo antigo do partido não ficar atrelado ao bloco governista.

- O PTB não está desembarcando do governo - garantiu Jucá.

Mas o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), disse que a situação política está piorando no Senado, onde o governo não tem garantidos os 49 votos necessários para aprovar a prorrogação da CPMF.

- Sair do bloco já causa um efeito negativo para a CPMF - disse Casagrande.