Título: Lula diz estar certo que Mares Guia será inocentado
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 23/11/2007, O País, p. 9

OS 15 DO ESQUEMA MINEIRO : Nota cita "alto espírito público".

Presidente afirma ter sofrido "grande perda" com saída.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou ontem uma nota à imprensa - lida pelo porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach - na qual afirma que recebeu com pesar o pedido de afastamento do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Embora dizendo-se contrariado, Lula afirma, no comunicado, que compreende as razões pessoais e políticas de Mares Guia e, por isso, aceitou seu pedido de desligamento do governo.

"Reconheço no gesto de S. Excelência a lealdade, o desprendimento e o alto espírito público que marcam sua atuação", escreveu o presidente, acrescentando: "Durante cinco anos Walfrido desempenhou com competência e dedicação as funções que lhe atribuí, primeiro à frente do Ministério do Turismo, depois no comando da articulação política do governo. Trata-se de uma grande perda".

O presidente, que ontem esteve com Mares Guia na reunião do Conselho Político, de manhã, disse estar seguro de que ele será inocentado.

No início da tarde, antes da confirmação oficial da denúncia do procurador Antonio Fernando de Souza, o ministro da Fazendo, Guido Mantega, já lamentava a saída de Mares Guia:

- A saída do Walfrido é uma perda para o governo, porque ele em um papel de articulação política fundamental, que faz muito bem. Ele é um companheiro solidário, mas nós continuaremos fazendo as negociações mesmo sem ele. Não acredito que vá haver prejuízo, porque acredito que vamos aprovar a prorrogação da CPMF.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão afirmou que o governo continuará empenhado na prorrogação da CPMF.

- Do ponto de vista pessoal, eu lamento. É um grande quadro, um grande ministro, um grande amigo. Mas é evidente que o governo continua, as metas estão traçadas com tranquilidade, e, sob liderança do presidente Lula, vamos vencer esta batalha.