Título: Países ricos sujam cada vez mais
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 23/11/2007, Ciência, p. 40

PARIS. As emissões de dióxido de carbono dos países industrializados aumentaram significativamente nos últimos anos em vez de diminuir, como seria esperado, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) publicadas esta semana. Os dados foram divulgados a poucos dias do início da Conferência de Bali, na Indonésia, em que os países devem discutir um acordo para substituir Kioto.

¿ As emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa chegaram a níveis próximos de um recorde: após a queda de emissões entre 1990 e 2000, elas cresceram entre 2000 e 2005 em 2,6% ¿ afirmou o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer.

Segundo ele, o aumento pode ser atribuído aos países muito industrializados, mas também às nações do antigo bloco do Leste da Europa, que teriam retomado o seu crescimento econômico. O setor de transportes registrou o ritmo mais acelerado de aumento das emissões.

Ainda assim, a ONU espera uma redução total de 11% das emissões, entre 2008 e 2010, para os países que ratificaram Kioto. Estados Unidos e Austrália, que não ratificaram Kioto, e não estão submetidos a nenhuma meta de redução, registraram um aumento de emissões de 16,3% e 25% entre 1990 e 2005.