Título: Aécio afirma que Azeredo é inocente
Autor: Carvalho, Jailton de; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 24/11/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. Um dia após ter sido denunciado pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, por seu envolvimento no chamado valerioduto tucano, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) recebeu ontem a solidariedade do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT). Aécio fez uma visita ao gabinete de Azeredo no Senado e Pimentel telefonou ao senador. Azeredo, mais uma vez, evitou participar da Convenção Nacional do PSDB.

- Vim trazer meu abraço. Eu me orgulho de ser seu companheiro. Minas Gerais conhece a sua história e sabe que você é um homem de bem - disse Aécio, ao ser recebido por Azeredo.

Para Aécio, esta será uma boa oportunidade para Azeredo provar sua inocência:

- É bom, porque a denúncia sai do ambiente político para o jurídico.

Azeredo agradeceu a solidariedade recebida e confirmou o apoio de Pimentel.

- O prefeito me ligou também - contou.

Azeredo foi a ausência mais notada no segundo dia do encontro tucano em Brasília. Desde que foi denunciado pelo Ministério Público, no dia da abertura do congresso do partido, a única aparição pública de Azeredo, discreta, foi quinta-feira à noite, quando participou de um jantar oferecido pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), em sua residência.

Segundo os presentes, mesmo em ambiente mais restrito, ele não escondeu o desconforto. Reclamava do parecer, que considerou injusto.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na véspera defendera a punição de qualquer culpado envolvido no escândalo do valerioduto mineiro, modificou ontem seu discurso. Disse que Azeredo é um homem de bem e vai se defender. Frisou que não se pode antecipar um julgamento.