Título: José Múcio entra em campo e joga pela CPMF
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 24/11/2007, O País, p. 8

Novo ministro de Relações Institucionais procura senadores da base e tenta retomar negociação com oposição

BRASÍLIA. O novo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), disse ontem que uma de suas primeiras ações no novo cargo foi "cuidar da própria casa antes de sair para a rua", numa referência à decisão da bancada do PTB no Senado, que anteontem anunciou que se retirava do bloco governista na Casa. Múcio conversou com o presidente do partido, Roberto Jefferson, e senadores da sigla e marcou um jantar com os companheiros para terça-feira. Ele procurou senadores da base aliada e o líder do DEM, José Agripino (RN), para dizer que está disposto a conversar.

Na avaliação do ministro, embora o novo presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), tenha declarado que os 13 senadores tucanos votarão contra a CPMF, há espaço para conversas.

- Vou me valer de uma relação de muita amizade, de muitos anos, da época em que éramos meninos, para conversar. Sérgio Guerra é responsável. Conheço sua competência, sua inteligência brilhante, e tenho absoluta certeza de que vai saber separar o discurso político, propositivo a um propósito eleitoral, do discurso da construção do país - disse, em entrevista, no primeiro dia de trabalho no Planalto.

Valendo-se de metáforas futebolísticas, tão ao gosto do presidente Lula, Múcio disse que o "jogo está sendo jogado" e que a disputa em torno da CPMF assemelha-se a um clássico.

- Qualquer jogada mal jogada pode mudar o resultado para qualquer dos dois times.

Falou especialmente com o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que disse que votará contra a CPMF. De manhã, foi à Câmara se despedir, lembrando que há 18 anos é deputado.

- Vou me sentir sempre deputado, que é o que eu sou. Essa Casa terá um representante no Executivo.

www.oglobo.com