Título: E se o povo quiser o 3º mandato?
Autor: Lima, Maria; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 24/11/2007, O País, p. 16

BRASÍLIA. Em jantar num restaurante de Juiz de Fora (MG), na última terça-feira, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, sinalizou que a hipótese de um terceiro mandato para o presidente Lula passa, sim, pela cabeça de petistas. Numa mesa com mais 15 pessoas, esse era o assunto. Enquanto alguns condenavam a hipótese, Patrus provocou:

- E se o povo quiser?! Patrus foi à cidade receber o título de cidadão honorário. À noite, foi ao restaurante Bertu"s com um grupo que incluía políticos do PMDB, um vereador do PT e assessores. Entre os presentes, Tereza Dulci, irmã do ministro Luiz Dulci, e que vive na cidade. Ela defendeu que Lula deveria fazer um pronunciamento descartando um terceiro mandato. Foi quando Patrus opinou.

Presente ao jantar, o colunista Douglas Fazolatto, do jornal local "Panorama", registrou o comentário do ministro, na quinta-feira. A assessoria do ministro confirmou a frase, mas afirmou que foi dita por Patrus no meio de uma "discussão sociológica". Por intermédio de assessores, Patrus afirmou que "tem a mesma posição do presidente" e é contra terceiro mandato. (Evandro Éboli)